Destaque

Delegados profissionais e estudantes participam do 7º COREP Alagoas no CRP-15

 
O 7º Congresso Regional de Psicologia Alagoas (7º COREP) foi aberto na noite da sexta-feira (06/05), em Maceió, no auditório 24 de Novembro, prédio sede do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). Com forte histórico de participação e mobilização da categoria, o COREP e o CNP vão definir as diretrizes e ações políticas a serem implementadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia para o triênio 2016/2019.
 
De um total de 98 delegado/as (82 profissionais e 16 estudantes) eleito/as nos Pré-Congressos, 41 profissionais e 12 estudantes compareceram na abertura do COREP, e irão apreciar no sábado (07/05) as 53 propostas (41 Estadual e 12 Nacional), onde serão encaminhadas para o Congresso Nacional, elegendo assim o/as delegado/as representantes de Alagoas para o 9º Congresso Nacional de Psicologia (9º CNP), que acontecerá em Brasília, no período de 16 a 19 de junho.
 
Com a temática “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, o conselheiro presidente do CRP-15, psicólogo Everton Fabrício Calado (CRP-15/2780), inicialmente agradeceu a presença de todas e todos, fazendo a introdução do Congresso e saudando o/as delegado/as profissionais e estudantes, eleito/as nos Pré-Congressos (em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios); os observadores e convidados presentes no Congresso.
 
“Nesse momento do país em que a política está cada vez mais desacreditada, a Psicologia é chamada a mais uma vez dar um exemplo de como se faz democracia”, afirmou, em sua fala, Everton Calado.
 
“O 7º COREP Alagoas é especial, pois ocorre no momento histórico em que comemoramos 20 anos de emancipação de nosso Conselho Regional da jurisdição de Pernambuco. Temos uma tradição de luta democrática e conquistas. Devemos seguir com os embates e debates, de forma ética, respeitosa e propositiva, sobretudo comprometida socialmente”, ressaltou.
 
O psicólogo também fez menção da atual gestão 2013/2016. “Esse VII Plenário tem buscado contribuir com a construção de uma Psicologia representativa da categoria ao longo desses três anos em que estamos à frente do CRP-15”.
 
O conselheiro convidou a presidenta da Comissão Regional Eleitoral de Alagoas, psicóloga Jéssica Calegari Alves (CRP-15/3617), onde a mesma lembrou aos presentes que o final da tarde deste sábado 7 de Maio (último dia do COREP) é o prazo final das inscrições de chapas para concorrerem às eleições no Sistema Conselhos, que acontecerão pela internet de 24 a 27 de agosto, em todos os 23 Regionais e no Federal de Psicologia. Mais informações do processo eleitoral, no link: http://www.crp15.org.br/?p=7200
 
Everton finalizou agradecendo mais uma vez a participação de todos e instalou a mesa diretora do 7º COREP, sendo eleitos para a composição dos trabalhos a presidente psicóloga Simone Freire; os secretários psicólogos José Coelho e Ubiratânia Amorim; os relatores titulares psicólogos Gérson Alves e Graciele Faustino e os psicólogos Raul Brito e Marcos Leandro como suplentes da relatoria.
 
A presidente da Mesa inicialmente proferiu a leitura do Regimento Interno, contendo alguns destaques dos delegados presentes na plenária, e assim aprovado por unanimidade. Em seguida foi feita a leitura do Regulamento do 7º COREP / 9º CNP, onde foi aprovado, também com destaques, pelos delegados.
 
Os três eixos temáticos que serão debatidos nos grupos de trabalhos do 7º COREP / 9º CNP são:
– Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade (Eixo 1);
– Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e da garantia de direitos (Eixo 2);
– Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos (Eixo 3).
 
Pré-Coreps 
Só participam do 7º COREP o/as psicólogas/os e estudantes eleito/as nos quatro Pré-Congressos realizados em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Veja como foi cada Pré-Congresso:
 
– Palmeira dos Índios (23/03): http://www.crp15.org.br/?p=6852
– Maceió (01/04): http://www.crp15.org.br/?p=6956
– Arapiraca (05/04): http://www.crp15.org.br/?p=7061
– Maceió (08/04): http://www.crp15.org.br/?p=7097
 
ACESSE GALERIA DE FOTOS:
 
 
Foto: Marcelino Freitas Neto