Destaque

Saúde Mental e Violência contra a Mulher marcam Pré-COREP em Arapiraca

O 3º Pré-Congresso Regional de Psicologia, preparatório para o 7º COREP / 9º CNP, aconteceu dia 05/04, no auditório da Escola de Governo, em Arapiraca. O encontro foi promovido pela Subsede do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e pela Comissão Organizadora (COMORG) do COREP Alagoas.

Com a temática “Psicologia e Saúde Mental: Violência Infanto-Juvenil e contra a Mulher”, o evento foi destinado para o/as psicólogo/as que trabalham nas 7ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde do Estado (Agreste e Sertão), abrangendo os municípios de Arapiraca – Batalha – Belo Monte – Campo Grande – Coité do Nóia – Craíbas – Feira Grande – Girau do Ponciano – Jacaré dos Homens – Jaramataia – Lagoa da Canoa – Limoeiro de Anadia – Major Isidoro – Olho D`Água Grande – São Sebastião – Taquarana – Traipú (7ª REGIÃO); Canapi – Carneiros – Dois Riachos – Maravilha – Monteirópolis – Olho D’água das Flores – Olivença – Ouro Branco – Palestina – Pão de Açúcar – Poço das Trincheiras – Santana do Ipanema – São José da Tapera – Senador Rui Palmeira (9ª REGIÃO) e Água Branca – Delmiro Gouveia – Inhapi – Mata Grande – Olho D´Água do Casado – Pariconha – Piranhas (10ª REGIÃO).

Os Pré-Congressos tem como objetivo discutir, elaborar e votar as propostas construídas pela categoria e eleger psicóloga/os e estudantes de Psicologia delegado/as para o 7º COREP Alagoas, dias 6 e 7 de Maio, em Maceió.

A presidente da subsede Arapiraca do CRP-15, psicóloga Fernanda Lira Mendes Costa (CRP-15/3101), abriu os trabalhos convocando para a solenidade de abertura o presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160); a coordenadora de Saúde Mental de Arapiraca, psicóloga Cledja Maria Rocha de Almeida (CRP-15/1285); a superintendente de Políticas para a Mulher, psicóloga Claudia Elizabeth Souza Simões (CRP-15/0063) e o vereador por Arapiraca, psicólogo Fábio Rogério Chaves (CRP-15/1148).

Após os pronunciamentos, foi feita a leitura do Regimento do Pré-Congresso e eleita a mesa diretora do Pré-COREP, composta pela presidente Fernanda Lira; pela secretária Graciele Faustino; pelos relatores Raul e Luciano e seus respectivos suplentes Emília e Luiz Geraldo. Todos foram eleitos por aclamação. Dando prosseguimento de leitura, o Regimento Interno foi aprovado por unanimidade.

Desfeita a mesa diretora do 3º Pré-COREP, a presidente Fernanda Lira convidou o/as conferencistas da manhã, Cláudio Antônio Barreiros, representante da Área Técnica do Ministério da Saúde (MS) e a conselheira Tesoureira do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), para a primeira mesa, com o tema “Psicologia e Saúde Mental”. Em sua fala, o representante do MS abordou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e alertou o papel das instituições. “O Conselho Federal (CFP) é parceiro da Reforma Psiquiátrica, e tem participado dos debates políticos, não só em Brasília. Temos uma ocupação no Ministério da Saúde há mais de 100 dias, pedindo a saída do Coordenador Nacional de Saúde Mental. Temos que questionar e criticar. Esse é o espaço. Um exercício político. Precisamos destas instituições, do Sistema Conselhos (CFP e CRPs) , pois sem eles, somos excluídos. O Conselho somos todos nós!”, enfatizou.

A conselheira do CRP-15, em sua fala, fez questionamentos aos presentes: “Que Rede (RAPS) é essa que é tão tênue? Temos que trabalhar, tecendo essa Rede. Qual o nosso papel? Nós lidamos com pessoas. Esse é o nosso papel! A Rede de Atenção que defendemos é a Rede de Atenção Psicossocial, que é transdisciplinar. Precisamos dialogar com outros colegas de categorias. E o/a psicólogo/a é um desses autores! O psicólogo e a psicóloga são promotores de Saúde Mental. Uma Saúde Mental que é viva e pujante! Hoje a Psicologia está cada vez mais próxima da sociedade. Estamos em todos os locais”, relatou.

Após as palestras aconteceu um debate bastante produtivo entre os presentes, seguido de um intervalo para o almoço.

Pela tarde, foi realizada a última mesa, debatendo a temática “Violência Infanto-Juvenil e contra a Mulher”, com a superintendente de Políticas para a Mulher, psicóloga Cláudia Simões e o psicólogo Robson Lúcio Silva de Menezes (CRP-15/2177). A superintendente falou da Lei Maria da Penha, que completa em 2016 dez anos de existência. “Infelizmente, o Estado de Alagoas ocupa a quarta posição no país em violência contra à Mulher”. Cláudia Simões enumerou os cinco principais tipos de violência contra à Mulher: Física; Psicológica; Sexual; Patrimonial e Moral. “A sociedade alagoana deve denunciar qualquer tipo de violência, por meio do disque-denúncia 180 ou pessoalmente no Centro Especializado de Atendimento à Mulher”, alertou.

Já o psicólogo Robson Menezes, em sua conferência, apresentou alguns números em se tratando da violência Infanto-Juvenil e contra à Mulher. “Mesmo com todo um conteúdo válido de campanhas de orientação; das denúncias, a violência contra a Mulher é cada vez mais crescente. Precisamos de um trabalho sério e educativo, pois quem vai colher esse trabalho é a próxima geração, ficando mais esclarecida e menos agressiva!”. O profissional disse ainda que os principais locais para denúncias são os Conselhos Tutelares e as Delegacias Especializadas.

Em seguida, psicólogo/as e acadêmico/as se dividiram em três grupos e se reuniram no auditório da Escola de Governo para a elaboração das propostas regionais e nacionais, debatendo os três eixos para o 7º COREP / 9º CNP:
Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e a sociedade;
Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático de garantia de direitos;
Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

Após a apresentação e aclamação das propostas, foram eleito/as o/as delegado/as profissionais e estudante, para o 7° COREP, a ser realizado dias 6 e 7 de Maio, em Maceió.

A presidente da subsede Arapiraca Fernanda Lira encerrou o 3º Pré-Congresso Regional de Psicologia parabenizando e agradecendo a presença e participação de todas e todos.

GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
http://www.crp15.org.br/…

Foto: Nilo Calheiros Borba (Conselheiro CRP-15)