Destaque

Último Pré-COREP acontece no CRP-15

O 4º e último Pré-Congresso Regional de Psicologia, preparatório para o 7º COREP / 9º CNP, começou na manhã da sexta-feira (08/04), no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), em Maceió.

Com a temática: “Psicologia, Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, o encontro é destinado para o/as psicólogo/as que trabalham nas 2ª, 3ª, 5ª e 6ª Regiões de Saúde do Estado (Zona da Mata, Litoral Norte e Litoral Sul), compreendendo as cidades: Jacuípe – Japaratinga – Maragogi – Matriz de Camaragibe – Passo de Camaragibe – Porto Calvo – Porto de Pedras – São Luiz do Quitunde – São Migue l dos Milagres (2ª REGIÃO); Branquinha – Campestre – Colônia de Leopoldina – Ibateguara – Joaquim Gomes – Jundiá – Murici – Novo Lino – Santana do Mundaú – São José da Lage – União dos Palmares (3ª REGIÃO); Anadia – Boca da Mata – Campo Alegre – Junqueiro – Roteiro – São Miguel dos Campos – Teotônio Vilela (5ª REGIÃO) e Coruripe – Feliz Deserto – Igreja Nova – Jequiá da Praia – Penedo – Piaçabuçu – Porto Real do Colégio – São Brás (6ª REGIÃO).

Os Pré-Congressos são eventos promovidos pela Comissão Organizadora (COMORG) do COREP Alagoas, com o objetivo de discutir, elaborar e votar as propostas construídas pela categoria e eleger psicóloga/os e estudantes de Psicologia delegado/as para o 7º COREP, dias 6 e 7 de Maio.

O presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160), abriu os trabalhos convocando para a solenidade de abertura os convidados psicólogo Cláudio Antônio Barreiros, representante da Área Técnica do Ministério da Saúde e a psicóloga Marina Miranda Felippu (CRP-15/2472), coordenadora de Psicologia do Sistema Prisional de Alagoas.

Após os pronunciamentos, foi feita a leitura do Regimento do 4º Pré-Congresso e eleita a mesa diretora do Pré-COREP, composta pelo presidente Nilo Rosalvo Calheiros Borba (CRP-15/0139), conselheiro vice-presidente do CRP-15; por um secretário, dois relatores e 2 suplentes. Todo/as foram eleito/as por aclamação. Dando prosseguimento de leitura, depois de alguns destaques e amplo debate, o Regimento Interno foi aprovado por unanimidade.

Desfeita a mesa diretora do 4º Pré-COREP, o presidente Nilo Borba convidou o/as conferencistas psicólogo/as Cláudio Barreiros e Marina Felippu para debaterem o tema “Psicologia, Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, tendo como debatedor o presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-15, psicólogo Maurício Luiz Marinho de Melo (CRP-15/1991).

A Comissão Organizadora (COMORG) do COREP Alagoas agradeceu aos conferencistas convidados, psicólogo Cláudio Antônio Barreiros e a psicóloga Marina Miranda Felippu (CRP-15/2472), parabenizando-os pelos excelentes esclarecimentos em suas respectivas palestras.

Dando prosseguimento aos trabalhos, o presidente do 4º Pré-COREP, Nilo Borba, convidou psicólogo/as e acadêmico/as para se reunirem em três grupos: um no Miniauditório Psicóloga Cláudia Mota e dois no Auditório 24 de Novembro, onde elaboram as propostas regionais e nacionais, dentro dos três eixos do 7º COREP / 9º CNP:
Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e a sociedade;
Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático de garantia de direitos;
Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

Em seguida, foram apresentadas e aclamadas um total de 15 propostas, nos 3 eixos. Posteriormente, foram eleito/as o/as delegado/as profissionais e estudantes para o 7° COREP, a ser realizado dias 6 e 7 de Maio, em Maceió.

A COMORG do COREP Alagoas e o presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160) encerraram o 4º Pré-Congresso Regional de Psicologia, parabenizando a todos e todas, agradecendo a presença e participação.

GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
http://www.crp15.org.br/…

Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)