O Studio de Psicanálise tem o prazer de convidar a todos os profissionais Psi, estudantes e de áreas afins do estado de Alagoas a participar de sua I Jornada, cujo tema é “Infância e adolescência”. O evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de Maio de 2013 no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), localizado no bairro do Farol.
A realização desta Jornada visa estreitar os laços entre os profissionais envolvidos com a infância e adolescência em nosso estado, assim como promover o diálogo e reflexão sobre o tratamento, atenção e cuidados que são endereçados às crianças e adolescentes nos dias atuais. Como convidados teremos os psicanalistas Alfredo Jerusalinsky (APPOA – RS) e Paulina Schmidtbauer Rocha (CPPL – PE), ambos autores de relevância nacional no tema da infância e adolescência.
O evento contará com a apresentação de trabalhos voltados ao tema da clínica com crianças e adolescentes, privilegiando suas interfaces com o campo da educação, do direito, da fonoaudiologia, entre outros.
Para maiores informações, basta acessar nosso blog no endereço:
http://studiodepsicanalise.blogspot.com.br/
Aos interessados em inscrever-se no evento, por favor entrar em contato pelo e-mail: studiodepsicanalise@gmail.com ou pelo telefone (82) 8843-5933.
Temos disponibilidade de ir até você e fazer sua inscrição, basta entrar em contato.
Programação Completa
DIA 03/05/13 – SEXTA-FEIRA
8h – Credenciamento
9h – Curso 1: “O Acontecer Psíquico na Primeira Infância”
Paulina Rocha – Linguista e Psicanalista, presidente do Círculo Psicanalítico de Pernambuco, faz parte da diretoria da ABEBÊ (Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê), Membro fundadora do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem) Recife/PE.
12h – Intervalo de almoço
15h – Curso 2: “Bases Psicanalíticas para uma Nova Psicopatologia da Infância”
Alfredo Jerusalinsky -Psicanalista, Psicólogo, Mestre em psicologia clínica, Doutor em Educação e Desenvolvimento Humano pela USP. Analista-Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e membro da Associação Lacaniana Internacional (ALI), membro honorário do Núcleo de Estudos Sigmund Freud de Porto Alegre, membro da direção do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre e Buenos Aires.
18h – Coquetel de confraternização.
19h – Abertura Oficial da Jornada
Conferência: “Infância e Adolescência em questão”. Paulina Rocha – Psicanalista / CPPL
DIA 04/05/13 – SÁBADO
8h30 – MESA 1:
“De sintoma a transtorno: percurso histórico da construção do autismo” Luciana de Andrade – Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise. Merylaura Porto da Silva- Psicóloga, Studio de Psicanálise.
“O sofrimento infantil: uma manifestação do sintoma frente ao outro” Michelle Calheiros Lima – Psicóloga, Mestranda em Psicologia (Unicap), Studio de Psicanálise.
“Pesquisa e intervenção em centros de educação infantil: uma leitura de caso através do IRDI” Maria Cristina Machado Kupfer – Psicanalista, professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP, coordenadora da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, fundadora do Lugar de Vida. Polianne Alves Silva – Psicóloga, bolsista Fapesp Treinamento Técnico (TT3) na pesquisa Metodologia IRDI, participante, como técnica, do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – LEPSI IP/FE – USP.
10h – MESA 2:
“A escola como possibilidade de experiência criativa” Raquel de Lima – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise. Zaíra Lyra – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFAL),Studio de Psicanálise.
“Os fundamentos do conceito de saúde em Winnicott” Rafaela Paixão – Psicóloga do CPPL, Mestranda em Psicologia Clínica / UNICAP.
11h – MESA 3:
“A Infância Contemporânea” Vera Tenório – Pedagoga e Educadora. Professora aposentada da UFAL, formadora de educadores. Escola Monteiro Lobato.
“O sintoma na clínica fonoaudiológica de crianças: algumas questões” Regina Naganime – Fonoaudióloga Clínica, Mestre em Linguística (PUC/ São Paulo), formação em Psicanálise.
12h – Intervalo para almoço
14h – MESA 4:
“O lugar da Criança com Distúrbio da Diferenciação do Sexo para os pais” Karolline Hélcias – Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise.
“O percurso terapêutico de uma adolescente face a ambiguidade genital” Hélida Xavier – Psicóloga, Studio de Psicanálise.
15h – MESA 5:
“Oficinas de linguagem para crianças que não falam: experiências em instituições públicas de Maceió” Cristiane Monteiro Pedruzzi – Professora assistente da UNCISAL, curso de Fonoaudiologia de Alagoas.
“Quando a criança não fala: elaborações acerca da clínica com crianças que não desenvolveram a fala” Fabiano Leirias – Psicólogo, Mestre em Psicologia (UNICAP), Studio de Psicanálise.Dayse Costa – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise.
16h – MESA 6:
“Trabalho infantil: isso não é brincar de casinha” Marcela Dória Alvim – Procuradora do Trabalho da Procuradoria Regional de Trabalho da 23ª Região, representante Regional da Coordinfância – Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil. Marcilene Monteiro Dória – Psicanalista membro do Centro de Estudos Freudianos do Recife e membro do Grupo de Estudos Freudianos de Maceió.
“Aproximações para uma história da Psicanálise com crianças em Maceió” Rosanny Moura Cavalcante – Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise.
17h – Coffee break
17h30 – MESA 7:
“Autismo: curável ou incurável? O caso André” Rita Vasconcelos – Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Linguística na área de Análise do Discurso (UFAL).
“Um passeio pelas terras do nunca” Ana Silvia Espig Lang – Psicóloga, Psicanalista, Analista-Membro da APPOA, Mestre em Educação (UFRGS), Studio de Psicanálise.
“Análise de crianças: pra que?” Charles Elias Lang – Analista-Membro da APPOA, Doutor em Psicologia Clinica (PUC/São Paulo), Professor Permanente no PPG / Psicologia da UFAL, Studio de Psicanálise.
DIA 05/05/13 – DOMINGO
8h30 – MESA 8:
“Luto e melancolia” Izael Martins – Studio de Psicanálise.
“A interação entre a mãe deprimida e o bebê: considerações sobre a depressão pós-parto”. Juliana Falcão – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise. Patrícia Toia – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise
“A importância do vínculo na relação mãe-bebê na UTI neonatal” Camila Cássia Alves do Nascimento – Graduanda em Psicologia (FAFIRE-Recife). Kamila Lúcia dos Santos – Graduanda em Psicologia (FAFIRE-Recife).
10h – MESA 9:
“Ressonâncias de um declínio: um diálogo entre psicanálise e educação.” Francisco Rafael Barbosa Caselli – Psicólogo, Mestrando em Psicologia (UFAL), Studio de Psicanálise.
“Considerações acerca do Trabalho em Grupo com Adolescentes.” Cristiane Felix – Psicóloga, Studio de Psicanálise.Renata Baraldi – Psicóloga, Psicopedagoga institucional, Studio de Psicanálise.
11h – Conferência
“Do sujeito infantil ao infantil do sujeito: contra-tempos do desenvolvimento.”Alfredo Jerusalinsky – Psicanalista, Analista-Membro da APPOA.
Encerramento da Jornada
– ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO – (Por adesão)