Destaque

07 de agosto – 14 anos da Lei Maria da Penha

Há 14 anos, mais especificamente, em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei n° 11.340 também conhecida como Lei Maria da Penha. Essa legislação é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo o artigo 7º da Lei nº 11.340/2006 são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

I – a violência física;

II – a violência psicológica;

III – a violência sexual;

IV – a violência patrimonial;

V – a violência moral.

Esse tipo de violência pode causar danos nos âmbitos físico, psicológico, social, etc.

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência contra a mulher, isto configura que ainda há muito o que fazer para uma prevenção efetiva.

Neste contexto o profissional de psicologia desempenha um papel imprescindível, não somente na prevenção mas especialmente no atendimento as vítimas por meio da sua escuta ativa e qualificada.

Com a finalidade de orientar a categoria no tocante ao exercício profissional em relação à violência de gênero, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu normas de atuação por meio da Resolução nº 08/2020.

Durante o mês de agosto há mobilização de diversos atores que lidam direta ou indiretamente nesta causa com o intuito de informar, elucidar e sensibilizar a sociedade a respeito do quão séria é esta problemática, tendo em vista que romper o ciclo da violência não é uma tarefa fácil.

Alguns dispositivos das políticas públicas de saúde e assistência social atendem diretamente as vítimas de violência doméstica contra a mulher, os quais prestam apoio, orientação e/ou acompanhamento das vítimas e, caso necessário, da família.

#psicologia #alagoas #14anos #leimariadapenha #denuncie180 #naosecale

#PraCegoVer Card com fundo lilás, logo do CRP-15, três mulheres em desenho vestidas de lilás com o texto 07 de agosto, Dia Nacional da Lei Maria da Penha. Denúncias 180.