Comissão de Ética

20º Papo Ético – O Papel da Ética na Psicologia

A ética tem sido um tema bastante discutido na atualidade, ouvimos falar no meio político, social, em rodas de conversas e também nas profissões; onde nestas se baseiam a partir de práticas que buscam atender demandas sociais. Um Código de Ética profissional e as Resoluções materializam essas discussões e norteiam as ações e suas possíveis consequências no exercício profissional.

A palavra portuguesa deriva de dois termos gregos: Éthos_ significa hábito ou costume; Êthos_ maneira de ser ou até forma de pensar. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida (com o seu caráter, costumes, moral e etc).

Falar em ética por vezes pode parecer filosófico e/ou pragmático, mas a ética está em todos os atos e áreas da profissão. Quem nunca se questionou sobre questões como: “O que o psicólogo pode ou não repassar de informações sobre o paciente/cliente?”, “Qual documento psicológico devo produzir para determinada finalidade?”, “Posso ou não posso fazer tal coisa?” e etc. Diariamente o psicólogo se depara com diversas situações que geram dúvidas. Na nossa prática de atuação como membros da Comissão de Orientação e Ética, é comum recebermos colegas e a sociedade em geral com dúvidas acerca do fazer profissional, e tal questionamento é visto como uma atitude reflexiva muito positiva, pois traduz a preocupação e o comprometimento do psicólogo com os atos e com a prestação de serviços mais assertivos.

Logo no Art. 1º do nosso Código de Ética (2005), traz sobre a responsabilidade do psicólogo de : Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir o Código (como as demais resoluções). Assim, convidamos a todos a conhecerem mais sobre os nossos normativos, facilmente disponíveis através dos sites do Conselho Federal de Psicologia_CFP e do Conselho Regional de Psicologia_CRP-15: https://site.cfp.org.br e do http://www.crp15.org.br .

“Realizando coisas justas, tornamo-nos justos, realizando coisas moderadas, tornamos-nos moderados, fazendo coisas corajosas, tornamo-nos corajosos”. (Aristóteles)

Manoel Vieira de Carvalho Alencar
Psicólogo Presidente da COE – (CRP15/2121)

Ana Cláudia Silva Souza
Psicóloga Membro da COE – (CRP-15/4721)

Danielly Maria Arlindo Santos
Psicóloga Membro da COE – (CRP-15/3168)

Francine Bastos Ferro Maranhão
Psicóloga Membro da COE – (CRP-15/2960)

Leonardo Tenório Lins Pedrosa
Psicólogo Membro da COE – (CRP-15/ 3023)

Pompeia Borges Moreira
Psicóloga Membro da COE – (CRP-15/4858)

Priscila Quirino Canuto
Psicóloga Membro da COE – (CRP-15/3318)

Envie suas dúvidas e sugestões sobre este ou outros temas para o e-mail: coe@crp15.org.br