Nos dias 28 e 29 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) participou do II Seminário Nordeste de Psicologia na Educação (SNEPSINAED) que teve como tema “Pesquisa Acadêmica e Exercício Profissional”, na cidade de Fortaleza, Ceará. O evento resultou da parceria entre a Comissão de Psicologia Educacional e Escolar do CRP 11 (Ceará), o Instituto Crisálide e a UNI7. As discussões voltaram-se para a formação e debate do campo profissional de Psicólogas e Psicólogos que atuam na educação, educadores e acadêmicos interessados pelo debate da prática da Psicologia na Educação. Estiveram reunidos no encontro alguns dos principais nomes da área na região, além de nomes de referência nacional, como o da professora Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo, da UNICAMP.
O Psicólogo e Presidente da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional (CPPE/CRP-15), Everton Fabrício Calado (CRP-15/2780), participou do seminário como membro da Comissão Organizadora Regional do evento e representante do estado. O profissional, que também é Psicólogo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), conduziu uma roda de conversa com o tema “Sofrimento psíquico entre universitários: da escuta à rede”, dentro do eixo “Intersetorialidade e ações em Redes de Serviço”.
A troca de informações e conhecimentos sobre a relação entre a Psicologia e as políticas públicas da educação brasileira, apontou caminhos para a psicologia alagoana. Segundo Everton Calado “a nossa recém criada CPEE está afinada com o propósito de fazer uma psicologia emancipadora que privilegie a dinâmica pluralista da aprendizagem nos diferentes âmbitos de ensino, mas também pela via da pesquisa e da busca política por essa inserção”. Ao lado do presidente da CPPE/CRP15, Raquel Guzzo usou as redes sociais para enviar uma mensagem de incentivo aos(às) Psicólogas(os) de Alagoas. A professora destacou a importância de que sejam assegurados os direitos das crianças na escola para a transformação da sociedade. Quanto ao papel do Psicólogo como um profissional especializado no desenvolvimento humano, disse que “a escola é um espaço de desenvolvimento do qual temos de fazer parte” e assim parabenizou os profissionais alagoanos por essa luta.