Notícias

#JaneiroBranco CRP-15 participa de abertura do I Seminário sobre Saúde Mental na UFAL

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
Dando prosseguimento às atividades do I Seminário sobre Saúde Mental promovido pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, foi exibido, na tarde desta quinta-feira (26/01), no auditório da Reitoria, o filme Divertidamente, seguido de debate e encerramento do evento, que teve abertura na manhã da quarta-feira (25/01), no Auditório Vera Rocha (antigo Csau). O tema abordado no debate do primeiro dia do Seminário foi Saúde Mental: uma visão multidisciplinar.

O evento é uma das ações da campanha Janeiro Branco que no Estado tem a coordenação da psicóloga Janaina Diniz Guedes (CRP-15/3448), e além da Ufal, conta com outras parcerias. O movimento em Alagoas realizará uma caminhada no próximo domingo (29/01), na orla de Ponta Verde, a partir das 8h30. “A campanha objetiva desmitificar e falar sobre saúde mental sem preconceitos e é necessário chamar à atenção da sociedade para as práticas preventivas, por se constatar altos índices de transtornos de depressão e ansiedades”, frisou Janaína.

Ao presidir a mesa de abertura, a reitora Valéria Correia destacou a importância do debate e a necessidade de se pensar uma política de Saúde Mental para a Universidade Federal de Alagoas. Disse acompanhar debates na área, a exemplo do Movimento de Luta Manicomial, frisando ser fundamental o investimento para a oferta de serviços alternativos e ampliação dos Centros Integrados de Assistência Psicossocial (Capsi). Valéria citou a luta e atuação da psiquiatra alagoana Nise da Silveira que revolucionou o tratamento nos hospitais psiquiátricos, tornando-se referência mundo a fora.

Entre os avanços de sua gestão conectadas com a sociedade, a reitora enfatizou a aprovação pelo Consuni da adoção na Ufal do nome social, uma reivindicação do Instituto de Psicologia e o repúdio expresso ao Projeto Escola Livre, aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas. “A Ufal está no centro das grandes lutas de interesse social”, declarou Valéria.

Durante o Seminário a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carolina Abreu, destacou o alto índice de afastamento do trabalho devido a transtornos de ansiedade e depressões e disse ser um desafio o enfrentamento dessa realidade na Ufal. O psicólogo Flávio Costa, que integra equipe da Progep também esteve presente na mesa de abertura, que contou ainda com a participação do presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), psicólogo José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160).

A importância da Ufal na luta para estruturação de serviços em prol da sociedade, como a instalação de um Capsi 24 horas na capital, foi citada pelo presidente do CRP Alagoas, Félix Vilanova.

A importância do Seminário também foi enfatizada pela diretora do Instituto de Psicologia (IP), psicóloga Adélia Souto, que ressaltou a parceria da unidade acadêmica com a Progep e a dedicação dos docentes para a realização de estudos científicos na área. Ofertando o Mestrado em Psicologia, o IP tem em andamento cerca de 20 pesquisas e diversas atividades de extensão.

por Diana Monteiro – jornalista (ASCOM UFAL)
Fotos: ASCOM UFAL