A campanha Janeiro Branco foi lançada oficialmente, em Alagoas, durante café da manhã no Restaurante Bodega do Sertão, dia 10 de janeiro, em Maceió. Criada para discutir e difundir a importância da Saúde Mental na sociedade, centenas de psicólogo/as, acadêmico/as e profissionais de outras áreas, participaram ativamente do evento Café PSI, que trouxe o idealizador nacional da campanha, psicólogo Leonardo Abrahão. É a primeira vez que a iniciativa é colocada em prática em nosso Estado, já que ela acontece há quatro anos no Estado de Minas Gerais.
A solenidade contou com uma mesa composta pela organizadora da campanha, psicóloga Janaína Diniz Guedes (CRP-15/3448); além do psicólogo mineiro Leonardo Abrahão; pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160); a deputada federal por Alagoas, Rosinha da Adefal e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, representando o Governador de Alagoas.
Entre os convidados, compareceram ao evento o secretário de Estado da Comunicação, jornalista Ênio Lins; a secretária de Estado de Prevenção à Violência, assistente social Esvalda Bittencourt; a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, psicóloga Cláudia Simões; a secretária executiva de ações da saúde e psiquiatra, Rosimeire Rodrigues; além também dos coordenadores do Curso de Psicologia das Instituições de Ensino Superior (IES) em Alagoas, e dos conselheiros e conselheiras do CRP-15.
A gestora da saúde estadual, Rozangela Wyszomirska, ressaltou a importância da campanha, lembrando que o governo do estado está atuando em parceria com diversas entidades para uma maior acessibilidade da população a tratamentos que promovam a Saúde Mental. A ex-presidenta do CRP-15 e especialista em Saúde Mental, psicóloga Janaína Diniz, espera que a iniciativa obtenha sucesso em sua meta, a exemplo de outras campanhas bem sucedidas. “É uma temática importante, dialogar sobre Saúde Mental e que tomou uma proporção grande por psicólogos e psicólogas que abraçaram a causa”.
Para a deputada federal, Rosinha da Adefal, a campanha é uma grande contribuição para despertar sobre os problemas emocionais vividos por nossa sociedade. “Reconhecendo a importância desta ação, irei apresentar Projeto de Lei para institucionalizar a campanha junto ao Governo Federal. Atendendo também a um pleito do Conselho Regional de Psicologia, em Alagoas, irei apresentar projeto para revisão da Lei que regulamenta a profissão de psicólogo, acrescentando a atividade de psicoterapia como competência exclusiva do profissional de psicologia ou de psiquiatria. Após a apresentação dos projetos, vamos requerer à Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara Federal, a realização de audiências públicas para discussão dos dois temas”, ressaltou.
Já o presidente do CRP-15, Félix Vilanova, afirmou que a Campanha “Janeiro Branco” chega em momento importante da sociedade brasileira, onde a crise econômica, política e social, encontra-se em estado grave no país, deixando milhares de pessoas e famílias angustiadas e desiludidas com a atual realidade, se sentindo totalmente impotente para resolver os seus problemas diários. Félix disse ainda que, “como no início do ano novo, a nossa sociedade cria muitas expectativas de enfrentamento aos problemas vivenciados, e o Janeiro Branco é um Movimento Nacional que visa chamar a atenção da sociedade e dos governos para a importância de se ter preocupação com a Saúde Mental e a qualidade de vida em nossas relações pessoais e profissionais, impedindo que aqueles indivíduos tenham possibilidades de desenvolverem ‘sofrimento psíquico’, passem a adotar práticas preventivas no seu cotidiano, evitando o adoecimento mental”, esclareceu.
Desfeita a mesa, logo em seguida aconteceu a palestra com o idealizador nacional da campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão. O Janeiro Branco em Alagoas ocorre em várias ações simultâneas. Antes mesmo do lançamento, já aconteceram algumas iniciativas como um bate-papo na Livraria Leitura. “A campanha está crescendo, a repercussão é muito positivo. Eu não imaginava alcançar o que estamos alcançando, a mobilização está sendo muito forte”, disse a psicóloga Janaína Diniz.
ASSISTAM A ENTREVISTA COM O PSICÓLOGO LEONARDO ABRAHÃO, NO Programa Eu Quero Ver, TVCOM Maceió:
https://www.youtube.com/watch?v=3nC2zsjhV5Q
A Campanha em Alagoas contou com o engajamento de profissionais da psicologia e parceiros como o CRP-15; a Bodega do Sertão; RM Cursos; Cantinho do Psicólogo; Eventur’s; Nativa Publicidade; Tomate Fotografia e Rito Cerimonial.
ACESSEM A GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
http://www.crp15.org.br/…
por ASCOM CRP-15 com ASCOM SESAU e PORTAL tribunahoje.com
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15) com maceio40graus