Alagoas é um dos estados brasileiros que vai receber a 4ª edição da Campanha Janeiro Branco, que visa mobilizar a sociedade em prol da saúde mental com ações que serão realizadas em Maceió. A meta do evento é introduzir uma nova temática na agenda estadual de assistência a essas pessoas, destacando o assunto como condição necessária à vida moderna.
De acordo com a técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial, psicóloga Laeuza Farias (CRP-15/0229), os profissionais envolvidos no #JaneiroBranco vão debater e difundir o conceito de saúde mental com a sociedade alagoana, apresentando-a como circunstância fundamental para o bem-estar, o trabalho e a convivência social, visto que o tema é pouco abordado em saúde pública, mas que afeta a qualidade de vida.
“Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca porque queremos incentivá-los a desenhar novas possibilidades”, afirmou.
Conforme Laeuza Farias, o cronograma para a campanha de 2017 em Maceió ainda não está definido, mas já está confirmada uma palestra no Hospital Geral do Estado (HGE), onde psicólogos irão visitar a unidade hospitalar para falar com a equipe multiprofissional sobre o “Janeiro Branco”. A finalidade disso é levar a temática ao encontro do maior número de pessoas possíveis.
Além desse encontro, outras atividades irão ocorrer na capital, como pilates, rodas de conversa e grupos de meditação, que vão acontecer no dia 07/01, no quiosque da Unimed, localizado no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, das 16 às 18 horas. Algumas ações também vão acontecer on-line, como bate-papos ao vivo sobre saúde mental, que serão transmitidos pelo site oficial da campanha e pela página do Facebook.
O idealizador do “Janeiro Branco”, psicólogo Leonardo Abrahão, visitará a capital no dia 10/01, para falar com profissionais da saúde mental e imprensa, sobre o intuito da campanha. O encontro será realizado na Bodega do Sertão, na Jatiúca, às 8 horas.
“Mais do que nunca, vale a máxima: ‘mente sadia em um corpo sadio’. Não há como cuidar da saúde física e abrir mão da saúde mental. É um contrassenso. São dimensões que se completam e harmonizam. Se houver algum problema, mesmo o mais leve, é necessário buscar assistência para prevenir complicações futuras”, destacou.
Fonte: Saúde Alagoas
Texto: Marcel Vital