O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) realizou nos dias 23 e 24 de novembro, em Maceió, uma comemoração alusiva para celebrar os 20 anos de emancipação política do CRP-15, antes pertencente ao Regional Pernambuco e emancipado em 1996. A programação iniciou na noite de quarta-feira (23/11), com a presença de profissionais, professores e acadêmicos de psicologia, no auditório 24 de Novembro, do CRP-15.
A solenidade da mesa de abertura foi composta pelo presidente do CRP-15, conselheiro psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160) e as coordenações das Instituições de Ensino Superior em Psicologia de Alagoas: o psicólogo Clayton Andrade, representando a Universidade Federal de Alagoas UFAL (Maceió); o psicólogo Everton Calado, representando o Centro Universitário CESMAC; a psicóloga Nielky Nóbrega, representando o Centro Universitário Tiradentes (UNIT); a psicóloga Juliana Medeiros de Omena Lins, coordenadora do curso da Faculdade de Tecnologia (FAT); a psicóloga Zaíra Rafaela Lyra Mendonça, representando a Faculdade Estácio Alagoas; e a psicóloga Bruna Lima Diniz, coordenadora do curso da Faculdade Pitágoras Alagoas.
Em seus pronunciamentos, os coordenadores dos cursos de psicologia parabenizaram o Regional Alagoas e destacaram o histórico de lutas e conquistas do Conselho ao longo dessas duas décadas. O presidente do CRP-15, Félix Vilanova, em sua fala, disse “que antes do dia 24 de novembro daquele ano (1996), há 10 anos já lutávamos por nossa independência. Foi uma luta constante!”. O conselheiro destacou os nomes do psicólogo Lourenço Leirias e da psicóloga Geobertine Carvalho dos Santos – eleitos nos dois plenários iniciais – por suas grandes contribuições, assim como os demais conselheiros e conselheiras, eleitos democraticamente nos plenários sucessivamente. “Fruto de tudo isso, podemos verificar o crescimento do CRP-15. Há 10 anos, tínhamos 1.970 profissionais ativos. Hoje, somos cerca de 3.500 ativos e um total de inscritos de 4.600 psicólogas e psicólogos no Estado de Alagoas”, revelou.
Desfeita a mesa, o psicólogo Robson Lúcio Silva de Menezes (CRP-15/2177), coordenador técnico de Apoio à Gestão do CRP-15, apresentou o resultado da pesquisa “PERFIL DO/A PSICÓLOGO/A EM ALAGOAS”, realizada online e divulgada em todas as mídias do CRP. O psicólogo detalhou os números, onde 294 profissionais participaram de 12 de agosto à 20 de novembro, com um percentual de 95% de confiança. Em um breve levantamento, o coordenador mostrou que, na questão de gênero, a profissão é predominantemente feminina (82%); uma maioria com o estado civil de casados (44%) e jovens, onde 79% são residentes em Maceió. A pesquisa atingiu profissionais de 27 municípios participantes. No ponto natureza da instituição formadora, 70% revelaram ser da Rede Privada, provenientes do Cesmac (66%); Ufal Maceió e outros Estados (17%); Unit e Ufal Palmeira dos Índios (8%), respectivamente. No tocante ao Exercício Profissional, 85% responderam Sim, que estão trabalhando, atuando em sua maioria em Consultório (36%); e apenas 9 pessoas disseram que estão desempregadas, um percentual relativamente pequeno. O Setor de atuação é a maioria Público, com uma média de carga horária de 36 a 40 horas/semanais e um a cada três psicólogos (35%) tem rendimentos entre 2 e 3 salários mínimos. Apenas 5% dos que participaram da pesquisa recebem acima de 8 mínimos. O coordenador disse que será feito um relatório desses dados, acessível para interessados e encaminhados ao Conselho Federal de Psicologia.
Logo em seguida, aconteceu a palestra com a psicóloga Jacqueline Nobre Farias Leão (CRP-15/2022), presidente do Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE), onde abordou a temática “O Exercício Profissional na Prática Clínica”. Coordenando a mesa, a psicóloga Nielky Nóbrega, conselheira vice-presidenta do CRP-15. Após debate, os presentes foram convidados para o hall central, onde foi servido um coquetel, encerrando assim o primeiro dia das comemorações.
A noite do dia 24/11, aniversário do CRP-15, foi aberta com as boas vindas da conselheira vice-presidenta do CRP-15, psicóloga Nielky Nóbrega (CRP-15/2745) e iniciada com a divulgação do vencedor do Concurso Cultural ’20 anos CRP-15: a Psicologia e Você’, onde a conselheira psicóloga Tamiris Ferreira de Assis Silva (CRP-15/3051) anunciou o nome do contemplado: o psicólogo Alessio Sandro de Oliveira Silva (CRP-15/1551).
O Concurso Cultural ’20 anos CRP-15: a Psicologia e Você’ foi realizado em dois formatos: vídeo ou texto. Os vídeos de 30 segundos a 1 minuto de duração, mostrando um breve depoimento da experiência profissional, gravado do celular ou editado com imagens produzidas. E os textos, com 500 caracteres de extensão, relatando histórias e experiências no campo de atuação.
Uma Mesa Redonda aconteceu logo depois, debatendo o tema “Psicoterapias: Velhos e Novos Desafios”, com os profissionais Ana Eliza da Rocha Lima (CRP-15/3464), abordando a Psicanálise; Josefa Valdenice Barboza Guimarães (CRP-15/3816), falando da Análise do Comportamento; Rafael Alexandre Belo de Albuquerque Pereira (CRP-15/2300), contextualizando a Fenomenologia Existencial e Jacqueline Nobre Farias Leão (CRP-15/2022), discutindo a Terapia do Esquema e os desafios das psicoterapias na atualidade. Quem coordenou a Mesa foi a conselheira psicóloga Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558), seguido de um participativo debate.
O presidente Félix Vilanova encerrou as atividades alusivas aos 20 anos do CRP-15 agradecendo mais uma vez a presença e participação de todos, convidando a cantora e acadêmica de Psicologia, Madleine Miranda Brêda para um momento cultural, onde interpretou cantando o sucesso ‘Sangrando’, do cantor e compositor Gonzaguinha. Em seguida, chamou os presentes para cantar um parabéns coletivo, celebrando os 20 anos de conquistas do Conselho em Alagoas.
ACESSEM, ABAIXO, GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
http://www.crp15.org.br/…
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)