Destaque

Simpósio Alagoano de Prevenção ao Suicídio acontece no CRP-15

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) participou dia 06/10 da mesa de abertura do I Simpósio Alagoano de Prevenção ao Suicídio, realizado no auditório 24 de Novembro, do CRP-15. Representando o VIII Plenário do Regional, esteve presente o conselheiro presidente do CRP-15, José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160) e a conselheira secretária, psicóloga Laeuza Lucia da Silva Farias (CRP-15/0229), e contou com as presenças da presidente do Cavida – Centro de Amor a Vida, psicóloga Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro (CRP-15/2538) e do psicólogo paulista Nilson Berenchtein Netto, palestrante da noite.

O encontro, em memória a psicóloga Eyre Malena, prosseguiu dia 07/10 com apresentação de minicurso e de trabalhos. No sábado (08/10) aconteceram minicurso e seis mesas temáticas, pela manhã e a tarde, com palestras envolvendo psicólogos, psiquiatras, profissionais de enfermagem. O técnico responsável pelo CREPOP Alagoas, psicólogo Cícero José Barbosa da Fonsêca (CRP-15/2492), ministrou palestra com o tema “Estratégias de Intervenção ao Suicídio”.

O CAVIDA surgiu com o objetivo de acolher aqueles que sofrem, ao ponto de intentar contra a própria vida, a superar suas perdas e sua dor e ressignifica-las, transformando o luto em luta, a depressão em empoderamento, a desesperança em ação que realiza o sonho. O Brasil já ocupa o oitavo lugar em número de suicídios no mundo.

O evento foi uma realização do Cavida – Centro de Amor a Vida e contou com os apoios do Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e Bodega do Sertão.

Foto: Assessoria CAVIDA