Destaque

CRP-15 participa da Jornada de Psicologia Hospitalar

A presidenta do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), psicóloga Janaína Diniz Guedes (CRP-15/3448) esteve presente na manhã desta sexta-feira (26/08), participando da solenidade de abertura da Iª Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). O encontro realizado ontem e hoje, no auditório local, teve como tema “PSICOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE – UM DESAFIO NOS CUIDADOS À SAÚDE.

A conselheira presidenta Janaína Diniz falou da importância e participação do CRP-15 na Jornada: “Com muita satisfação estive pela manhã, representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), na I Jornada de Psicologia Hospitalar, promovida pela coordenação de Psicologia do HEHA. Parabenizo a iniciativa, reforçando a importância de momentos como esse, para dialogarmos sobre os saberes e fazeres da Psicologia”, agradeceu.

Na quinta (25/08), houve a pré-jornada, onde foram realizadas oficinas envolvendo as temáticas “ADOECER COMO CAMINHO PARA CURA – UM OLHAR SISTÊMICO”, com a psicóloga e consteladora Luciana Costa Rocha (CRP-15/1412) e “ACONSELHAMENTO EM DST/AIDS”, com o psicólogo Samuel Delane Lima Jr. (CRP-15/1158).

Hoje (26/08), o evento prosseguiu com a realização de palestras abordando vário temas “MEMÓRIAS DA PSICOLOGIA NO HEHA”, com a palestrante psicóloga Petrúcia Barbosa Ferreira (CRP-15/0705); “TRANSTORNOS MENTAIS NO HOSPITAL” com a psicóloga Carmen Rúbia Rangel Gomes (CRP-15/0152); “UTI: MORTE E DOR COMO OFÍCIO?”, com a coordenadora e psicóloga Ynnayara Alencar Roza e Véras (CRP-15/2081); “CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE NA UTI”, com o médico Marcelo Malta; “MORTE DO PONTO DE VISTA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE”, com a psicóloga Esmeralda Ramires (CRP-15/1535); “BOLETIM MÉDICO E ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA AOS FAMILIARES”, com a psicóloga Karina Alessandra de Oliveira Maranhão Vasconcellos (CRP-15/1458); “ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA À CRIANÇA HOSPITALIZADA”, com a psicóloga Ana Paula Lyra (CRP-15/1230) e “APRESENTAÇÃO DO PROJETO DIS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE HEHA”, com a fisioterapeuta Vanessa Almeida.

Pela tarde aconteceu uma Roda de Conversa do tema “AIDS E INTERDISCIPLINARIDADE”, com o psicólogo Yugo Torquato da Silva (CRP-15/1484); a médica infectologista Mardjane Alves Lemos; o terapeuta ocupacional Alinthon Fagner Nunes da Silva; a fisioterapeuta Vanessa Almeida; a enfermeira Adriana Junges; a fonoaudióloga Aline Tenório Lins Carnaúba; a nutricionista Claudia Calixto e a assistente social Joana Darc Ferreira de Araújo. O encontro foi encerrado no final da tarde.

Fotos: ASCOM HEHA