XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP
Diálogos Anpepp – Sociedade
Diálogos Anpepp-Sociedade é uma atividade pré-simpósio em que se pretende um encontro entre os Grupos de Trabalho (GT’s) e a comunidade alagoana.
O objetivo dos “Diálogos ANPEPP-Sociedade” é debater a produção científica dos Grupos de Trabalho (GT) junto aos moradores de Maceió, na qual será realizada o XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, com a temática “Pesquisa em Psicologia: dimensões éticas e produção científica”.
Os GT’s possuem concepções teórico-metodológicas distintas, o que implica reflexões diferentes sobre aspectos da produção científica como a relação entre teoria e prática, entre saberes científicos e saberes populares.
Diálogos ANPEPP-Sociedade pode ser de interesse de todos os GT’s, sendo possível a cada um construir os diálogos a partir de suas especificidades e definir com qual segmento deseja dialogar. O desafio é a produção de intervenções em espaços públicos ou instituições da cidade sobre temáticas trabalhadas pelos GT’s com o objetivo de refletir sobre a relevância social e política das produções científicas e problematiza-las junto aos moradores de Maceió.
Os eventos são abertos à comunidade alagoana!
PARTICIPEM CONFIRMANDO NOS EVENTOS:
PROGRAMAÇÃO
06/06/2016 | SEGUNDA-FEIRA
Intervenções comportamentais no ensino de crianças com autismo
Ministrante: Prof. André A. B. Varella e Carlos Barbosa Alves de Souza
Coordenadora local: Zaíra Mendonça
Data: 06/06/2016
Horário: 10:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Local: Sala 19, Colégio Santa Úrsula, Estácio/FAL, Unidade Jatiúca. Avenida Pio XII, 70, Jatiúca – Maceió
Resumo: Diagnóstico e intervenção no autismo: indicadores e protocolos para identificação de autismo; importância do diagnóstico e da intervenção precoces; protocolos de ensino de habilidades básicas a aprendizagem relacional e comportamento simbólico.
Histórias da Psicologia no Nordeste
Ministrante: Profª. Ana Maria Jacó-Vilela
Coordenadora Local: Luciana Andrade
Data: 06/06/2016
Horário: 09:00 às 12:00 (Sala 2) e 14:00 às 18:00 (Sala 10)
Local: Estácio/FAL, Unidade Jatiúca | Avenida Pio XII, 70, Jatiúca – Maceió
Resumo: Debate sobre a história social da psicologia. Serão realizadas quatro apresentações sobre esta temática. Refletir sobre a história social da psicologia, ressaltando discussões referentes à história social da psicologia no nordeste.
Diálogo entre Instituições universitárias de Psicologia e o GT: O atendimento psicológico nas clínicas-escola e em diferentes contextos
Ministrante: Profª. Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Coordenadora Local: Morgana Rolemberg
Data: 06/06/2016
Horário: 18:00 às 19:00
Local: Auditório de Direito Íris II, Centro Universitário CESMAC, Anexo do Campus III, Edifício Padre Teófanes Bastos | Rua Íris Alagoense, 437, Farol – Maceió
Resumo: Uma conversa entre instituições educacionais universitárias e o GT O atendimento psicológico nas clínicas-escola e em diferentes contextos. A palestrante terá como ponto de partida os resultados de pesquisas realizadas pelo GT o atendimento psicológico nas clinicas escola e outros contextos, no período de 2010 -2014, cujos pontos essenciais serão apresentados aos presentes na palestra, a partir dos quais serão levantadas algumas questões relacionadas à formação do futuro profissional de psicologia, no Brasil. Tais questões se relacionam a necessidade de diversificação da atuação do futuro psicólogo em função das diferentes demandas regionais do nosso pais.
Painel: Sexualidade e gênero: questões contemporâneas
Ministrante: Profª. Maria Cristina Candal Poli
Coordenadora Local: Gabriela Moura
Data: 06/06/2016
Horário: 19:00
Local: Sala 46/47, bloco D, Centro Universitário Tiradentes – UNIT, Unidade Maceió – Campus Amélia Maria Uchôa | Avenida Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas – Maceió
Resumo: Apresentação de questões contemporâneas relativas aos modos de subjetivação da sexualidade e suas incidências nas relações do sujeito consigo mesmo e com os outros. O enfoque será sobretudo na infância e na adolescência, refletindo criticamente sobre essas expressões no contexto escolar.
Práticas na Atenção Psicossocial: Política e Clínica
Dia: 06 de Junho 2016
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) | Rua Professor José da Silveira Camerino, 291, Farol – Maceió, Alagoas
Ministrantes:
– Psicóloga Ana Cristina Costa de Figueiredo (CRP-05/7644)
– Psicanalista Sandra Djambolakdjian Torossian
Coordenador Local:
– Psicólogo Fabrício Ferreira de Carvalho (CRP-15/4341)
Resumo: Encontro com a equipe do CAPS e eventuais parceiros da Rede de Atenção Psicossocial para discutir avanços e impasses nas práticas do serviço na Rede.Trazer contribuições para as práticas no campo da atenção psicossocial na perspectiva clínico-institucional; trabalhar sobre o dispositivo da supervisão nessa vertente como formação permanente das equipes e qualificação do serviço.
Dia: 06 de Junho 2016
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) | Rua Professor José da Silveira Camerino, 291, Farol – Maceió, Alagoas
Ministrantes:
– Psicóloga Ana Cristina Costa de Figueiredo (CRP-05/7644)
– Psicanalista Sandra Djambolakdjian Torossian
Coordenador Local:
– Psicólogo Fabrício Ferreira de Carvalho (CRP-15/4341)
Resumo: Encontro com a equipe do CAPS e eventuais parceiros da Rede de Atenção Psicossocial para discutir avanços e impasses nas práticas do serviço na Rede.Trazer contribuições para as práticas no campo da atenção psicossocial na perspectiva clínico-institucional; trabalhar sobre o dispositivo da supervisão nessa vertente como formação permanente das equipes e qualificação do serviço.
Debate sobre “Fronteiras da Psicologia com a Religião e com Saberes Tradicionais”
Ministrante: Profª. Marta H. de Freitas
Coordenador Local: Paulo Nascimento
Data: 06/06/2016
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Estácio/FAL, Unidade Jatiúca | Avenida Pio XII, 70, Jatiúca – Maceió
Resumo: Em espaço preparado conforme indicações abaixo, um coletivo de no máximo 40 pessoas reunir-se-á para debater o tema proposto. Os integrantes desse coletivo ocuparão cadeiras dispostas em semicírculo para garantia da interação face a face. Após a apresentação pessoal dos integrantes do grupo (20 minutos), será realizada uma breve descrição do resultado de esforços empreendidos pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06) para reunir, ao longo de quatro Seminários Temáticos, expressiva parte da produção acadêmica relativa à diversidade epistemológica não-hegemônica da Psicologia e ao diálogo da Psicologia com a Religião e os Saberes Tradicionais (50 minutos). Em seguida, os participantes serão estimulados a apresentar inquietações, dúvidas, sugestões e demais contribuições consideradas pertinentes (50 minutos). Reunidos esses elementos, terá início o debate e a formulação de propostas de encaminhamento para intensificar e expandir o diálogo sobre a temática.
Como melhorar o aproveitamento em atividades motoras de precisão: uma oficina com base na Neurociência Esportiva
Ministrante: Prof. Alberto Filgueiras
Coordenadora Local: Angela Casado
Data: 06/06/2016
Horário: 14:00
Local: Estádio Rei Pelé | Avenida Siqueira Campos, s/n, Trapiche – Maceió
Resumo: Os participantes serão convidados a tentar 10 arremessos da linha de lance livre (ou saques de vôlei) que serão computados como seu baseline. Após essa primeira atividade, as pessoas serão instruídas a tapar/vendar os olhos não-dominantes (assim identificados ao fechar os dois hemicampos visuais, um de cada vez, e decidindo qual tapou menor parte da visão quando a mão estava na frente de um alvo fixo). Com o tapa olho, quicarão as bolas balançando as cabeças para um lado e para o outro. A cada quique, o participante será instruído a respirar profundamente assim que segurar a bola. Os participantes farão essa tarefa por 4 minutos. Depois farão mais uma rodada de arremessos da linha de lance livre e/ou saque sem a venda e farão nova computação dos resultados. Segundo os resultados da literatura, a melhora pode no fundamento pode chegar a 60% de aproveitamento.
Mini-Curso Medicalização: O que a Educação tem a ver com isso?
Ministrante: Profª. Marilene Proença Rebello de Souza
Coordenadora Local: Rosimeire Reis
Data: 06/06/2016
Horário: 08:00 às 12:30
Local: Auditório do Espaço Linda Mascarenhas Avenida Fernandes Lima, 1047, Farol – Maceió
Resumo: Sociedade permitirá, por meio deste minicurso, ampliar o debate sobre o tema da Medicalização da Educação. Este minicurso tem por objetivo inserir a discussão da medicalização no campo da Educação Básica, de maneira a desvelar concepções que embasam as explicações para comportamentos e dificuldades no processo de escolarização e seus desdobramentos para a infância e a adolescência. Abordará também o processo diagnóstico para os transtornos de aprendizagem e de comportamento, bem como os movimentos de resistência a essas formas de interpretação e de tratamento.
Uma aventura pelo Cérebro
Ministrante: Profª. Izabel Hazin Pires
Coordenadora Local: Janneeyre Sarmento
Data: 06/06/2016
Horário: 10:00
Local: Sala Multimídia, Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, CEPA. Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol – Maceió
Resumo: A “Aventura pelo Cérebro” é um projeto de divulgação científica, que contempla atividades lúdicas e interativas relacionadas ao cérebro. A criança segue um percurso temático, composto por 5 oficinas.Uma Aventura pelo Cérebro tem o objetivo de despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento sobre o cérebro. Foi desenvolvida para crianças de 6 a 10 anos de idade.
O envolvimento do pai no desenvolvimento da criança e a participação da escola
Ministrante: Profª. Maria Aparecida Crepaldi
Coordenadora Local: Isadora Veiga
Data: 06/06/2016
Horário: 19:00
Local: Auditório do Espaço Educar. Avenida Professor Sandoval Arroxelas, 510, Ponta Verde – Maceió
Resumo: Será realizada uma “roda de conversa” com pais e professores, para discutir o tema da participação e valorização da figura paterna no desenvolvimento e educação de crianças de zero a seis anos, discutindo as necessidades de socialização da criança, as práticas educativas, a coparentalidade, e o papel da escola e da família na promoção do desenvolvimento psicológico e prevenção de problemas do desenvolvimento.
Ampliando conceitos sobre evolução humana
Ministrante: Profª. Fívia de Araújo Lopes
Coordenadora Local: Janneeyre Sarmento
Data: 06/06/2016
Horário: A definir
Local: Sala Multimídia, Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, CEPA. Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol – Maceió
Resumo: Atividades práticas (dinâmicas psicopedagógicas) seguidas de Mini-palestra. São propostas três atividades: Comportamento Alimentar, Reprodução Diferencial, Jogo da Guerra.
Psicologia Ambiental: Mais uma psicologia?
Ministrante: Profª. Maria Inês Gasparetto Higuchi
Coordenadoras Local: Auxiliadora Ribeiro e Virgínia Papini
Data: 06/06/2016
Horário: 15:00 às 16:00
Local: Sala 4, Estácio/FAL, Unidade Jatiúca. Avenida Pio XII, 70, Jatiúca – Maceió
Resumo: A Psicologia Ambiental (PA) pode ser caracterizada como uma disciplina recente, mas já se mostra como um campo promissor de atuação profissional. Apesar de ser relegado a um plano secundário na psicologia, o meio ambiente é inevitavelmente uma dimensão psicossocial. Por mais contraditório que esta afirmação possa parecer, o ser humano só o é, só se constitui como tal, se estiver inserido num meio ambiente. Como seres humanos nós vivemos num ambiente, nós o influenciamos e o modificamos na medida em que ele nos modifica e nos influencia. Logo, não devemos considerar nem o indivíduo per se, nem o ambiente per se, como se fossem dois elementos isolados. A Psicologia Ambiental se concentra na análise e estudo sobre a pessoa-no-ambiente, tendo como foco a pessoa.
07/06/2016 | TERÇA-FEIRA
Conversando sobre abuso sexual infantil
Ministrante: Profª. Luísa Fernanda Habigzang
Coordenador Local: Layla Borges e Tyciane Melo
Data: 07/06/2016
Horário: 07:00 às 13:00
Local: Sala de Formação 03, Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Rua General Hermes, 1199, Cambona, Maceió – AL
Resumo: Será oferecida uma palestra para discutir mitos, aspectos conceituais do abuso sexual infantil, indicadores e encaminhamentos que as escolas devem realizar quando identificam situações de violência sexual.Desconstruir mitos sobre abuso sexual infantil; Apresentar indicadores desta forma de violência; Apresentar encaminhamentos necessários diante de tais casos.
Conversação clínica e construção do caso clínico
Ministrante: Prof. Douglas Nunes Abreu
Coordenador Local: Cleyton Andrade e Dalnei Delevati
Data: 07/06/2016
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Mini-auditório do Centro de Psicologia Aplicada, Centro Universitário Tiradentes – UNIT, Unidade Maceió – Campus Amélia Maria Uchôa Avenida Gustavo Paiva, 5017 – Cruz das Almas – Maceió
Resumo: Conversação clínica junto a um serviço de saúde mental que compõe a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial (sugiro um CAPS), previamente indicado, onde tentaremos construir a lógica de um caso clínico previamente selecionado pela equipe. A metodologia inclui conversação prévia ao nosso encontro realizadas pela equipe sobre o caso escolhido.
É Possível Promover a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Setor Público?
Ministrante: Prof. Mário César Ferreira
Coordenadora Local: Patrícia Vieira
Data: 07/06/2016
Horário: 09:00
Local: Auditório da Escola de Governo Municipal – EMGESP. Procuradoria Municipal de Maceió. Rua Pedro Monteiro – Centro -Maceió-AL
Resumo: A atividade proposta está estruturada em três momentos distintos e interdependentes: (a) mapeamento rápido das principais fontes de mal-estar no trabalho e das práticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em órgãos públicos (federal, estadual e municipal) localizados em Maceió AL; (b) apresentação panorâmica/abreviada da abordagem Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) e resultados de pesquisa-intervenção no setor público brasileiro; e (c) debate sobre problemas, desafios e alternativas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no setor público alagoano. Registro de presenças e contatos, visando uma futura cooperação institucional-acadêmica.
Oficina de Orientação Profissional para professores e professoras do Ensino Médio da Rede Pública
Ministrante: Profª. Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Coordenador Local: Jefferson Bernardes
Data: 07/06/2016
Horário: 14:00 às 16:00
Local: Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado – PAESPE/UFAL. Centro de Tecnologia – CTEC/UFAL. Rua Transversal UFAL I, Campus A. C. Simões, Cidade Universitária – Maceió
Resumo: Auxiliar na identificação e discussão de demandas dos alunos e das alunas do Ensino Médio no tocante ao futuro no mundo do trabalho e de estratégias potenciais a serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores e pelas professoras para atender estas demandas.
Neuropsicologia e Educação
Ministrante: Prof. Hudson Fernandes Golino
Coordenadora Local: Vanina Papini
Data: 07/06/2016
Horário: 14:00 às 17:30
Local: Sala 3, Estácio/FAL, UnidadeJatiúca. Avenida Pio XII, 70, Jatiúca – Maceió
Resumo: O que sabemos, hoje, sobre as variáveis que impactam na aprendizagem? Como podemos utilizar esse tipo de conhecimento na sala de aula, de forma a potencializar o aprendizado dos alunos? Este minicurso trará algumas evidências sobre o impacto de variáveis cognitivas e neuropsicológicas na educação. Além da exposição sobre as definições e evidências da área, será fornecido aos participantes uma atividade prática que utilize parte dessas evidências para ajudá-los a guiar a prática docente no dia a dia.
Argumentação na sala de aula: como e para quê?
Ministrante: Prof.ª Selma Leitão Santos
Coordenador Local: Rodrigo Pimentel
Data: 07/06/2016
Horário: A definir
Local: Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Murici. Conjunto Residencial Astolfo Lopes, s/n – Cidade Alta – Murici
Resumo: Atividade teórico-prática de auxílio ao processo de formação continuada de professores, focalizada no trabalho com a argumentação enquanto recurso de construção do conhecimento na sala de aula. Discussão do potencial epistêmico da argumentação no ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares e no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. Oficina com proposta prática de uso da argumentação em sala de aula, com ênfase na adaptação (Leitão, 2012) do Modelo do Debate Crítico (Fuentes, 2011) para uso na sala de aula.