Destaque

CRP-15 apoia e participa do XVI Simpósio Nacional da ANPEPP

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) estará presente na mesa de abertura do XVI Simpósio Nacional de Pesquisa e Intercâmbio Científico, com a participação da conselheira presidente, psicóloga Janaína Diniz Guedes (CRP-15/3448) e demais autoridades, na próxima terça-feira, 7 de Junho, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.

A capital alagoana se tornará a capital nacional da Pesquisa e Intercâmbio Científico durante os quatro dias do evento, de 7 à 10 de Junho, contando com a presença e participação de cerca de 1.500 doutores pesquisadores de todo o Brasil e de outros países. O Simpósio abordará a temática “Pesquisa em Psicologia: Dimensões éticas e produção científica”, colocando as discussões atuais sobre a ética em pesquisa, pertinência da autoria coletiva, formação de redes, divulgação nacional e internacional, envolvimento entre graduação e pós-graduação e o panorama atual da pós-graduação em Psicologia no País.

O Seminário, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), conta com o apoio do CRP-15 Alagoas; do Conselho Federal de Psicologia (CFP); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); FAPESP; CAPES e CNPq.

Em novembro passado, uma comitiva do CRP-15 se reuniu com o coordenador da Comissão Organizadora do evento, psicólogo Dr. Charles Lang (CRP/15-2398), professor do mestrado em Psicologia da UFAL, objetivando apoiar a realização do Seminário. O encontro aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), com o presidente da Fundação, professor Dr. Fábio Guedes e contou com as presenças do/as conselheiro/as do CRP-15 Félix Vilanova (CRP-15/0160); Nilo Borba (CRP-15/0139) e Janaína Diniz.

Segundo o professor Dr. Charles Lang, o Simpósio traz duas novidades em seu formato. “A primeira é uma atividade pré-simpósio, os ‘Diálogos ANPEPP-Sociedade”, nos dias 06 e 07 de junho, em que se pretende um encontro entre os GT’s e a comunidade alagoana. E a segunda, uma reunião das Sociedades Temáticas de Psicologia, pretendendo articular estas com as Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós graduação em Psicologia”, revelou o psicólogo, atualmente secretário executivo da ANPEPP.

Para o conselheiro do CRP-15 Félix Vilanova, Alagoas volta a fazer parte do circuito dos grandes eventos da Psicologia brasileira, com a realização do XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Antes, a capital alagoana sediou o CONPSI (em 2007) e o da ABRAPSO (em 2010).

“Além do intercâmbio com os doutores e pesquisadores em Psicologia do país e de várias partes do mundo, o/as psicólogo/as alagoano/as terão a oportunidade de assistir e presenciar a discussão da produção do conhecimento em Psicologia na atualidade, nas mais diversas áreas e escolas da ciência psicológica”, destacou Vilanova.

A conselheira presidente Janaína Diniz falou o que representa o XVI Seminário em nossa capital: “um evento deste porte e com a finalidade de discutir pesquisa, ensino e profissão, realizado em Alagoas, fortalece a importância dos cursos de formação em Psicologia no Estado e o papel profissional do psicólogo na sociedade, principalmente em regiões com maiores incidências de problemas sociais”, pontuou.

A programação completa do XVI Simpósio Nacional está na página oficial da ANPEPP, acessando:

http://www.simposio2016.anpepp.org.br/programacao

Informações e inscrições pelo telefone (31) 3241-5123 ou no e-mail: secretaria@simposio2016.anpepp.org.br

PARTICIPEM!!!

Foto-montagem: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)