Destaque

Especialistas debatem Rede de Atenção à Saúde durante Seminário

A Rede de Atenção à Saúde (RAS) foi o tema do II Seminário Alagoano de Atenção Básica (SAAB), realizado dias 12 e 13 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). O evento foi uma iniciativa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (RMSF/Uncisal), teve a participação de profissionais da Atenção Básica e acadêmicos, e contou com o apoio do CRP-15.

A mesa de abertura foi composta pelo psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160), conselheiro presidente do CRP-15; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, profª. drª. Maria do Carmo Borges Teixeira, a qual representou o Reitor Paulo José Medeiros Costa; a presidente da Comissão Estadual de Residências em Saúde da SESAU, profª. drª. Almira Alves dos Santos e a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal, profª. mestra Michelle Carolina Garcia da Rocha.

Desfeita a mesa de solenidade, houve a apresentação cultural do grupo de tambores ‘Batuque da Mundaú’, com o apoio do Consultório de Rua de Maceió.

VEJA GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
http://www.crp15.org.br/…

Discussão sobre as redes focaram em seguida a formação, atenção, gestão e controle social. A temática em questão “Tecer, ampliar e articular Redes de Atenção à Saúde”, contou com mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos em pôsteres, pela manhã e tarde, nos dois dias.

Na quinta (12/11), a primeira mesa abordou “O Quadrilátero nas Redes de Atenção à Saúde no SUS em Alagoas: formação, atenção, gestão e controle social”, com os convidados professor doutor e conselheiro federal, psicólogo Jefferson de Souza Bernardes; a apoiadora técnica do Ministério da Saúde nas Redes de Atenção à Saúde em Alagoas, Sônia Moura e a professora doutora Maria Valéria Costa Correia.

Na parte da tarde, a temática “Rede de Atenção à Pessoas com Doenças Crônicas”, envolveu os profissionais professor mestre, Rafael Azevedo; a professora doutora Heloisa Bandini, coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas de Alagoas; a especialista Jéssyca Bezerra e a professora mestra, psicóloga Maria Augusta Costa.

A palestra “A Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência: panorama e desafios da Rede”, com a professora mestra, psicóloga Analinne Maia, encerrou as atividades do primeiro dia.

Na sexta (13/11) pela manhã, a primeira mesa redonda envolveu o “Cuidar e Humanizar: a formação e atenção na Rede de cuidados Materno-Infantil”, com a enfermeira mestre Daniele Santos Cardoso e as professoras mestres Maria Elisângela Sanches e Maria da Conceição de Santana. Paralelamente, aconteceu a Oficina “Comunicações Bem Sucedidas”, com os professores Geová Amorim e Vanessa Porto, no Miniauditório do CRP-15.

Após um breve intervalo, a segunda mesa debateu a coordenação e participação na Rede de Cuidados Materno-Infantil: gestão e controle social, com a coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Dra. Syrlene Patriota; o enfermeiro George da Rocha Filho e a professora especialista Pollyana Patrícia Vasconcelos.

Pela tarde, além da apresentação de trabalhos em pôsteres, aconteceram duas mesas redondas e uma Oficina sobre Redução de Danos, com a professora especialista Jorgina Sales.

As mesas abordaram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A primeira teve como tema “Direitos Humanos, Equidade e Autonomia: os princípios e desafios na formação e atenção aos usuários da RAPS em Alagoas”, com a terapeuta ocupacional profª. drª. Mara Cristina Ribeiro; a enfermeira profª. drª. Mércia Zeviani Brêda e a técnica Sanitarista, psicóloga Emilene Andrada Donato. Já a segunda mesa abordou “Gestão e Participação Social na Saúde Mental em Alagoas: (Trans)forma-ações para o acesso e coordenação do cuidado”, com a terapeuta ocupacional Sara Lins de Barros e a cirurgiã dentista Marília Martina Tenório.

Fotos: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15