Destaque

CRP-15 discute XVI Simpósio da ANPEPP em visita a FAPEAL

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) realizaram uma visita ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). O objetivo do encontro foi apresentar ao presidente da FAPEAL, professor Dr. Fábio Guedes, o projeto para realização do XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, que ocorrerá de 7 à 10 de Junho de 2016, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.

A reunião contou com as presenças do conselheiro presidente do CRP-15, Félix Vilanova (CRP-15/0160); do conselheiro vice-presidente, Nilo Borba (CRP/15-0139); da conselheira Janaína Diniz (CRP-15/3448), presidenta da Comissão de Comunicação Social do CRP-15 e do psicólogo professor do mestrado em Psicologia da UFAL, Dr. Charles Lang (CRP/15-2398), coordenador da Comissão Organizadora do Evento.

O tema para o XVI Simpósio é “Pesquisa em Psicologia: Dimensões éticas e produção científica”, colocando as discussões atuais sobre a ética em pesquisa, pertinência da autoria coletiva, formação de redes, divulgação nacional e internacional, envolvimento entre graduação e pós-graduação e o panorama atual da pós-graduação em Psicologia no País. A previsão, segundo os organizadores, é que 1.200 pesquisadores participem do evento.

Segundo o professor Dr. Charles Lang, o Simpósio traz duas novidades em seu formato. “A primeira é uma atividade pré-simpósio, os ‘Diálogos ANPEPP-Sociedade”, em que se pretende um encontro entre os GT’s e a comunidade alagoana. A segunda, uma reunião das Sociedades Temáticas de Psicologia, pretendendo articular estas com as Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós graduação em Psicologia”, revelou o psicólogo, que também é secretário executivo da ANPEPP.

O presidente da FAPEAL foi bastante solícito, mostrando aos presentes as dotações orçamentárias da Fundação em outras atividades, mas deu garantias de 80% em apoiar o Simpósio.

Para o presidente do CRP-15, Félix Vilanova, Alagoas volta a fazer parte do circuito dos grandes eventos da Psicologia brasileira, com a realização do XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Antes, a capital alagoana sediou o CONPSI (em 2007) e o da ABRAPSO (em 2010).

Segundo o conselheiro presidente, “quando o secretário executivo do evento, psicólogo Charles Lang, trouxe esta notícia, afirmamos que a plenária atual do Regional Alagoas dará todo o apoio necessário, dentro de nossas possibilidades, para que o Simpósio se realize da melhor forma possível. E para isso, estamos oferecendo espaço no prédio do CRP, para dar suporte administrativo ao congresso; interceder junto aos Órgãos Governamentais do Estado e Município, solicitando assim apoio ao encontro; como também apoio das Universidades e Faculdades que possuem Cursos de Psicologia e principalmente, dos órgãos que investem, estimulam e patrocinam a pesquisa, a exemplo da FAPEAL, em Alagoas”, pontuou.

O psicólogo mencionou ainda que a audiência com o presidente da FAPEAL, Dr. Fábio Guedes, foi bastante proveitosa e receptiva, onde o mesmo se comprometeu a dar todo apoio no âmbito da Fundação, para que o evento seja bem sucedido, tanto no ponto de vista científico, profissional, acadêmico e cultural. “Além do intercâmbio com os doutores e pesquisadores em Psicologia do país e de várias partes do mundo, com a presença de 1.200 profissionais, o/as psicólogo/as alagoano/as terão a oportunidade de assistir e presenciar a discussão da produção do conhecimento em Psicologia na atualidade, nas mais diversas áreas e escolas da ciência psicológica”, enfatizou.

HISTÓRICO
A ANPEPP foi criada em 1983, na XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada em Belém do Pará. Um de seus principais objetivos tem sido o incentivo e o desenvolvimento das ciências humanas no Brasil, em particular a área da Psicologia, servindo de apoio e de fórum na discussão de políticas para o desenvolvimento da pesquisa psicológica nos programas de pós-graduação.

O primeiro encontro ocorreu no ano de 1988, em Caruaru, agreste pernambucano, caracterizando-se pela apresentação de pesquisas pelos professores presentes. Foi o primeiro evento no Brasil dedicado a reunir professores dos Programas de Pós-graduação em Psicologia. A grande inovação do II Simpósio, realizado em Gramado (RS), em 1989, foi a criação dos Grupos de Trabalho, uma articulação temática entre colegas tendo em vista a consolidação de intercâmbios e trabalhos conjuntos. A partir do III Simpósio, realizado em Águas de São Pedro (SP), em 1990, o evento passou a ser bianual.

A programação completa do XVI Simpósio está na página oficial da ANPEPP, no endereço:
http://www.simposio2016.anpepp.org.br/programacao

Maiores informações, entrar em contato no telefone (31) 3241-5123 ou pelo e-mail: secretaria@simposio2016.anpepp.org.br

PARTICIPEM!!!

Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15) / ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS