Destaque

Trabalho de psicóloga do HGE é destacado pelo Governador de Alagoas

“Bom dia, amigos! Abaixo divido com vocês um pouco do trabalho de Anna Maria Cavalcante, que há oito anos é psicóloga do Hospital Geral do Estado. Atualmente, ela conforta crianças e familiares na Pediatria e UTI Pediátrica”. Foram com essas palavras iniciais que o Governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho, destacou o trabalho da psicóloga Anna Maria Melo Cavalcante de Barros (CRP-15/1584), que há oito anos é servidora pública do Hospital Geral do Estado (HGE).

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) parabeniza o trabalho da competente profissional psicóloga e a iniciativa louvável do gestor estadual, reiterando o belíssimo trabalho dos profissionais da Psicologia não somente no HGE, mas em todas as instituições públicas e privadas no Estado de Alagoas.

Para o presidente do CRP-15, conselheiro Félix Villanova (CRP-15/0160), os profissionais tem se destacado em várias áreas da Psicologia em Alagoas, principalmente no Hospital Geral do Estado, que é uma atividade complexa, mas de grande importância para a população alagoana. “Aproveito a ocasião para agradecer ao Governador a gentileza pelo reconhecimento e a importância da profissão do psicólogo na sociedade em geral, na pessoa da profissional e conselheira do CRP-15, Ana Maria Barros”, destacou.

Veja abaixo, na íntegra, a entrevista completa do Governador com psicóloga do HGE:

Governador: O HGE é uma referência no atendimento de emergência. Os casos, boa parte das vezes, são graves. Enquanto psicóloga, como é o seu trabalho no dia a dia?

Psicóloga – Fazemos atendimentos aos pacientes no sentido de adaptá-los ao ambiente. É preciso, muitas vezes, desmistificar fantasias do mesmo acerca da internação com o objetivo de motivá-los a aderir ao tratamento. Buscamos diminuir o nível de ansiedade, visto que a instabilidade emocional leva ao desequilíbrio do organismo e baixa a imunidade, fato esse que muitos não levam em conta – a saúde mental representa grande parte da cura do paciente. Também assistimos a família. Dessa forma, podemos fazer elos entre paciente, família e equipe multiprofissional.

Governador: Recentemente, você, a psicóloga Maria Betânia Vasconcelos e a neurocirurgiã Carla Melro foram homenageadas por um paciente, pelo atendimento prestado na unidade. Essa é uma mostra clara de gratidão. Como, apesar das dificuldades, fazer o trabalho no hospital mais humanizado?

Psicóloga – Utilizamos a empatia, procuramos nos colocar no lugar do próximo e fazer com ele o que gostaríamos que fosse feito conosco. Lembrando que é preciso respeitar as diferenças de cada ser, pois cada indivíduo tem sua maneira particular de reagir à situação de estresse; e também o juramento feito por nós todos da área da saúde de cuidar do paciente ao máximo, sem restrições.

Governador: Existe uma mensagem que você costuma trazer para si e para os pacientes, de forma geral?

Psicóloga – O verdadeiro sentido de nossas vidas é poder ajudar o próximo, isso é o que nos traz felicidade de verdade, e esse é o fato mais importante das nossas existências, amar ao próximo.

O conteúdo completo está na fan page pessoal do Governador Renan Filho, no facebook, e pode ser acessado pelo link:
https://www.facebook.com/RenanFilhoAL/photos/a.200226746745947.31486.131342733634349/671169012985049/?type=1&theater

Foto: ASCOM Governo de Alagoas