Notícias

CRP-15 participa em Maceió do 8º Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia

O 8º Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, entre os dias 30 de julho a 1º de agosto. O evento reuniu geriatras, gerontólogos e profissionais de diversas áreas, de quase todo o país, para discutir os desafios do envelhecimento ativo e saudável.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), conselheiro psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160) esteve presente na abertura do evento, onde agradeceu o convite da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), representada pelas seções de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba e Pernambuco.

A programação contou com quatro salas de transmissão simultânea, variada e atual. As sessões de geriatria e gerontologia foram integradas em volta de temas centrais em cada sala, além também de Mesas redondas multidisciplinares e palestras proferidas por profissionais das mais variadas áreas.

A palestra de abertura abordou a temática “Envelhecimento e o Desafio de Cuidar”, ministrada pelo especialista de São Paulo, Alexandre Kalache. Ainda no encontro, foram realizadas discussões sobre os principais aspectos da especialidade, como fragilidade e sarcopenia, demências, delirium, cardiogeriatria, reabilitação, cuidados paliativos, iatrogenia, entre outros. No encerramento, a especialista Anita Neri, referência em gerontologia, abordou aspectos psicológicos do cuidador familiar de idosos.

“Foi um grande momento para a geriatria e gerontologia das regiões Norte e Nordeste do País. Um momento de aprendizado, atualização e, especialmente, reflexão sobre o papel de cada profissional no desafio de cuidar de uma população que cresce a cada dia e demanda cada vez mais atenção”, disse o presidente do Congresso e da SBGG Alagoas, geriatra David Costa Buarque.

Realidade em Alagoas
Em um futuro muito próximo, o Brasil não será mais um país tão jovem. Estima-se que em seis anos haverá 32 milhões de idosos no país, o equivalente a 15% da população total. Apenas em Alagoas, estima-se que o número atual de idosos supera os 100 mil, dentro de uma população de 3 milhões de habitantes.

Em contrapartida, o número de geriatras e especialistas em Gerontologia é insuficiente para atender a esta demanda. Para se ter uma ideia, há hoje em Maceió 12 geriatras titulados pela SBGG, quando o ideal, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), seria de 1 geriatra para cada 1.000 idosos. No Brasil estima-se que haja 1 geriatra para cada 24 mil idosos.

Foto: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15