Destaque

CRP-15 participa de debate na Câmara sobre a inclusão dos portadores da Síndrome de Down

A Câmara Municipal de Maceió realizou, no último mês de junho, uma audiência pública sobre a Síndrome de Down. O objetivo do debate, proposto pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), foi discutir o processo de inclusão dos portadores da síndrome na sociedade.

A vereadora defendeu mais investimentos em políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde e mais oportunidades aos portadores da síndrome. Para ela, a presença do Poder Público precisa vir por inteiro e, além de investimento, é necessário ampliar o olhar para o problema. O governo precisa apoiar as ações de instituições do Terceiro Setor. Os portadores precisam ser vistos pelo potencial que podem desenvolver. “São pessoas que precisam apenas de oportunidade. Precisam estudar em escolas em que sejam encaminhados, estudar cinco dias por semana e não apenas três, como acontece atualmente. Ainda há muito por se fazer. Eu acredito que precisamos estar unidos nessa causa”, afirmou.

Estiveram presentes à sessão, a vereadora Silvana Barbosa; Heloisa Helena Mota Bandini (Sesau); Gilberto Soares (Associação de Pais dos Autistas); Rossilânia dos Santos (Casa do Especial); Félix Vilanova, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e Antônio de Pádua (Associação Amor 21).

Políticas públicas e oportunidades para os portadores de deficiência também foram defendidas por Valquíria Lucio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Associação Família Down. Atuando na área há mais de três décadas, ela assegura que as políticas públicas para os portadores da síndrome são insuficientes. É preciso proporcionar oportunidades independente de classe social.

Para o psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160), conselheiro presidente do CRP-15, a síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. “Apesar de não ter cura, existem possibilidades do portador da Síndrome ter uma vida saudável e igual a de todos. Por isso, solicitamos do Governo Municipal maior atenção para os portadores, com a implantação de políticas públicas que venhas a oferecer maiores e melhores qualidade de vida, já que é mais uma questão de Educação do que de Saúde”, apontou.

por ASCOM Câmara de Maceió com ASCOM CRP-15
Foto: ASCOM Câmara de Maceió