Destaque

COEPAS Alagoas se apresenta em Plenária do CRP-15

A Comissão Estadual de Psicologia na Assistência Social (COEPAS) do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) apresentou oficialmente a elaboração do seu projeto de atuação e de suas diretrizes aos conselheiros e conselheiras na plenária do CRP-15, no último dia 23 de julho. A mais nova Comissão integrante do Regional Alagoas foi deliberada em plenária e desde o mês de fevereiro vem articulando, em reuniões, sua composição. A COEPAS é formada por um núcleo executivo, composto por dez profissionais, e por um núcleo ampliado, que será constituído muito em breve.

A justificativa da criação da Comissão se dá pela crescente atuação de psicólogos e psicólogas na política pública de Assistência Social no país, e em particular no estado de Alagoas, a partir da criação e constante consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A inserção do profissional de Psicologia nesta política tem suscitado discussões relevantes acerca da atuação profissional, da relação com os demais profissionais que trabalham no sistema, da formação profissional, das relações e condições de trabalho, da organização ético-política do profissional, dentre outras.

Outro ponto considerado importante, e dentro desta realidade, foi o Conselho Federal de Psicologia (CFP) ter incluído a Assistência Social na agenda do seu Planejamento Estratégico Plurianual (PEP) 2014-2016, onde deliberou pela criação da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS). Esta, por sua vez, definiu como uma de suas estratégias a instituição, no âmbito do Sistema Conselhos, de comissões estaduais e/ou regionais de Psicologia na Assistência Social.

O objetivo geral da COEPAS é fortalecer a Psicologia no Sistema Único de Assistência Social em Alagoas, contribuindo para o aprimoramento técnico da categoria e para melhoria das condições de trabalho.

Para o coordenador geral da Comissão e membro convidado da CONPAS do CFP, psicólogo Nilton Santos da Silva (CRP-15/1926), o papel da COEPAS Alagoas é amplo e visa especificamente identificar os profissionais de Psicologia que atuam no SUAS no Estado e estabelecer diálogo com eles. “Além também de mapear as condições de trabalho dos profissionais da Psicologia no SUAS; de identificar as práticas profissionais atentando para as especificidades do campo de atuação e realidades locais, visando o delineamento da atuação, de forma afirmativa, do papel do profissional de Psicologia no SUAS em Alagoas, e de promover a discussão sobre interdisciplinaridade na área, como também a inserção e a consolidação da representação do profissional de Psicologia nas diversas instâncias e organizações que compartilham a gestão do SUAS no Estado e nos municípios, a Comissão busca também se articular com a academia o debate sobre a Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, e principalmente fomentar a criação de Comissões Regionais de Psicologia na Assistência Social nas diversas regiões de Alagoas, fortalecendo assim a participação ético-política da profissão”, pontuou.

Compõem ainda o núcleo executivo da COEPAS Alagoas, o psicólogo Cícero José Barbosa da Fonseca (CRP-15/1492); a psicóloga Dea Pereira Cruz (CRP-15/4170); o psicólogo José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160), conselheiro presidente do CRP-15; a psicóloga Isabelle Chrystine Cordeiro Costa (CRP-15/2918); o psicólogo Lucas Costa Neves Rocha (CRP-15/3803); a psicóloga Maria das Graças Santana Ferreira Farias (CRP-15/1392); o psicólogo Ricardo Rodrigues Andrade Junior (CRP-15/2711); a psicóloga e coordenadora Tamiris Ferreira de Assis Silva (CRP-15/3051); a psicóloga Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558), além também do coordenador geral da COEPAS e membro convidado da CONPAS do CFP, psicólogo Nilton Santos da Silva (CRP-15/1926).

As reuniões do Núcleo Executivo da Comissão acontecem toda terceira sexta-feira de cada mês, das 8 às 12 horas, no CRP-15. Já o Núcleo Ampliado se reunirá na terceira sexta-feira a cada dois meses, no mesmo horário e local. Os contatos da COEPAS Alagoas são o e-mail coepas.al@gmail.com, o telefone (82) 3241-8231, e também via facebook, acessando COEPAS/AL.

Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM / CRP-15) com COEPAS Alagoas (MAIS FOTOS)