Destaque

Atividades marcam Dia da Luta Antimanicomial em Alagoas

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) em parceria com as coordenações de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (Gensam/Sesau) e da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), juntamente com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro Universitário Cesmac, a Uncisal e o Movimento da Luta Antimanicominal, iniciaram no domingo (17/05), às atividades em alusão a semana comemorativa ao Dia da Luta Antimanicomial.

Com ações informativas, apresentações culturais e atividades lúdicas para crianças, adultos, idosos e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dezenas de representantes estiveram presentes na Praça do Centenário, no bairro do Farol.

O CRP-15 esteve presente no evento, com as participações do presidente conselheiro Félix Vilanova (CRP-15/0160); do conselheiro vice-presidente, Nilo Borba (CRP-15/0139) e da conselheira tesoureira, Laeuza Farias (CRP-15/0229).

Comemorada no dia 18 de Maio, a data tem como foco fortalecer o debate sobre a reforma psiquiátrica no Brasil. Atividades físicas com alongamentos e caminhadas, práticas interativas e intervenções artísticas fizeram parte da programação, que contou com diversas atrações.

HISTÓRIA
O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram com a própria constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). Naquele ano, a discussão sobre a possibilidade de intervenção social contra os tratamentos invasivos nos manicômios, ganhou relevância, permitindo o surgimento do movimento.

Desde então, a participação paritária de usuários dos serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987, estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”.

Fotos: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15 (MAIS FOTOS)