O Conselho Federal de Psicologia (CFP) quer saber a sua opinião sobre a manutenção do voto digital. Com a proximidade do novo pleito em 2016, o CFP promove a consulta pública: “Você é a favor da votação online para os conselhos Federal e Regionais de Psicologia?”
A decisão de implantar o sistema de eleições com votos online, sem, no entanto, extinguir a votação por cédula, foi tomada pelo Sistema Conselhos na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), em maio de 2012.
A ideia é saber a sua opinião, já que essa é uma escolha sua.
Participe!
É muito fácil >> www2.cfp.org.br/pesquisa/2015/eleicoes/
O presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), conselheiro Félix Vilanova (CRP-15/0160), falou que a votação online significa uma participação mais efetiva da categoria em todo processo eleitoral. “É uma das formas de tornar mais democrática o engajamento dos psicólogos brasileiros, e em especial de Alagoas. Ressalto ainda que essa modalidade de Pleito dá um caráter de maior lisura e seriedade, e um sentimento da categoria quanto ao seu processo de escolha. Por isso defendemos o voto online, e estimulo a participação de todos e todas, em continuar essa forma como foi realizada na última eleição”, destacou.
Para a conselheira tesoureira do CRP-15, Laeuza Farias (CRP-15/0229), a questão da modernização do acesso ao voto à categoria facilita a participação de todos e todas. “É uma consequência natural, pois no âmbito da Justiça Eleitoral o voto em urna eletrônica já é uma realidade no Brasil há cerca de 20 anos”, lembrou. “Democracia, transparência e ética devem ser os pilares desta iniciativa e manutenção do voto online pelo Conselho Federal”, finalizou.
Eleição 2013 em números
De acordo com os dados da última eleição, 84.643 profissionais da Psicologia participaram do pleito, divididos da seguinte maneira: 18.524 votaram por correspondência ou nos postos instalados pelo Brasil e 66.119 deram seu voto, pela primeira vez, de forma online.
A possibilidade do uso pela Internet culminou em um aumento de 13,26% no número de votantes em relação ao pleito anterior. Em 2010, a participação foi de 74.730 psicólogos e psicólogas com cadastros ativos no CFP.
Próximas eleições
O próximo processo eleitoral para o Sistema Conselhos está previsto para o dia 27 de agosto de 2016. Para votar, o profissional da Psicologia precisa estar em dia com a anuidade do Conselho Regional de Psicologia correspondente e os dados cadastrais precisam estar atualizados.
Com a atualização dos dados, serão enviados para o novo endereço do profissional a carta voto, para votação por cédula, e o código para emissão de uma senha para o processo eleitoral online, se mantida a modalidade.
por ASCOM CFP com ASCOM CRP-15