O Dia Nacional da Luta Antimanicomial está chegando e para marcar a data, mais uma mobilização será realizada em Maceió. A ação, já conhecida como “Tá Pintando Loucura na Praça!”, irá acontecer no próximo dia 18 de maio, na Praça Deodoro, Centro de Maceió, a partir das 8 horas e será marcada por uma programação que transita entre rodas de conversas, intervenções musicais, performances teatrais e cortejo pelas ruas do centro.
O objetivo é visibilizar as questões da Saúde Mental no estado, a partir da Reforma Psiquiátrica e da luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade busca envolver diversos setores e chamar a atenção para a necessidade da efetivação de políticas públicas antimanicomiais de Saúde Mental.
Ano passado, o “Tá Pintando Loucura na Praça!” foi realizado na Praça Centenário, em Maceió, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre usuários, familiares, estudantes, trabalhadores, gestores, professores e outros envolvidos na área da Saúde do Estado. A ação foi uma realização do Grupo de pesquisa PIPAS – Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac. Este ano a ocupação da Praça Deodoro é fruto da mobilização do Coletivo Alagoas Antimanicomial e do Fórum em Defesa do SUS e sua organização tem sido marcada pela articulação de uma rede colaborativa composta de diversos grupos, coletivos e movimentos sociais.
A edição do “TÁ PINTANDO LOUCURA NA PRAÇA!” será realizada em dois momentos: das 8h às 10h com oficinas, performances, rodas de conversas, elaboração de faixas e alegorias e a partir das 10h, com o cortejo seguindo pelas ruas do comércio em direção à antiga casa da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, atual sede do Procon.