Destaque

COF desfaz lacre em Sala de Psicologia

A Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (COF/CRP-15) voltou a visitar, na manhã do dia 26 de março, uma Clínica laboratório, no bairro da Pajuçara, em Maceió. Desta vez, o presidente da COF/CRP-15, psicólogo conselheiro Leonardo Tenório (CRP-15/3023) e a psicóloga integrante da COF, Suzana Antunes (CRP-15/3732), fizeram a retirada do lacre, em uma gaveta na Sala de Psicologia, do material onde são aplicados os testes psicológicos e os respectivos relatórios.

O ato contou também com a presença da nova profissional psicóloga Kátia Rúbia Marques (CRP-15/2870). “Só quem poderia retirar o lacre era algum responsável do CRP-15, para o pronto funcionamento do local”, explicou Leonardo.

No dia 12 de fevereiro, a COF/CRP-15 já havia visitado o local, com o objetivo de fazer o lacre do material, na Sala de Psicologia, atendendo assim a um pedido da Clínica e também da anterior profissional psicóloga, que foi ao CRP-15 solicitar oficialmente.

Importância do Lacre
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, menciona na parte das responsabilidades e relações com Instituições Empregadoras e Outras, em seu artigo Sexto, que o Psicólogo garantirá o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão de seu trabalho, bem como do material psicológico produzido.
§ 1º – Em caso de demissão ou exoneração, o Psicólogo deverá repassar todo o material para seu substituto.
§ 2º – Na impossibilidade de fazê-lo, o material deverá ser lacrado na presença de um representante do CRP, para somente vir a ser utilizado pelo Psicólogo substituto, quando então será rompido o lacre, também na presença de um representante do CRP.
§ 3º – Em caso de extinção do serviço psicológico, os arquivos serão incinerados pelo profissional responsável até aquela data por este serviço, na presença de um representante do CRP.