Destaque

2014: ANO DE MUITAS LUTAS E DESAFIOS

10818995_745352642225446_1658201423_n

O Ano de 2014 foi de muita luta e desafios para o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). Assumimos o CRP enfrentando graves dificuldades administrativas e financeiras da gestão anterior, do final de 2013 ao início deste ano. Com austeridade, conseguimos equilibrar as finanças do Conselho Regional, renunciando ao recebimento de jetons, ajudas de custo e diárias, com a finalidade de manter rigorosamente em dia a folha de pagamento, além de regularizar os repasses devidos ao Conselho Federal de Psicologia – CFP e pagamentos de débitos da nossa gestão. Desta forma, investimos em equipamentos, mobiliários e mantivemos toda despesa de pessoal e custeio em dia. Além disso, implantamos o Portal da Transparência, prestando contas sobre a utilização dos recursos financeiros e, reavaliamos e diminuímos os valores da anuidade para 2015.

Foi dessa maneira, que buscamos fortalecer cada vez a profissão e o seu envolvimento com as questões da sociedade, participando e apoiando as atividades referentes à Saúde Mental como o Dia da Luta Antimanicomial e o Dia Mundial da Saúde Mental em Alagoas, incentivando e mostrando a importância da implantação da Rede de Atenção Psicossocial no Estado (RAPS); também apoiamos e promovemos evento sobre o Suicídio, uma questão de saúde pública, um assunto que ainda é tabu, e que a sociedade tem dificuldade para falar sobre ele. Participamos ativamente na defesa das condições de trabalho e do exercício profissional dos Psicólogos da SMS Maceió; apoiamos a realização do Seminário sobre Saúde Mental do Trabalhador em parceria com o CEREST de Maceió; realizamos visitas aos cursos de Psicologia das Universidades e Faculdades do Estado, aproximando as relações visando à orientação ética e a integração institucional; realizamos com sucesso o Curso de Capacitação em Avaliação Psicológica para quase 200 profissionais e estudantes de psicologia, totalmente gratuito.

Neste processo, incentivamos e participamos ativamente da aprovação do Projeto de Lei das 30 horas no Congresso Nacional, e estamos numa luta gigante pela derrubada do Veto Presidencial no Congresso. Retomamos a realização da Semana do Psicólogo, como compromisso com a Categoria, realizado entre 26 e 29 de agosto, em Maceió e Arapiraca, com a participação de mais de 1.000 colegas, entre profissionais e acadêmicos das IES de Psicologia de Alagoas do Centro Universitário CESMAC, UFAL-Maceió, Centro Universitário Tiradentes, UFAL-Palmeira dos Índios e Faculdade Estácio de Alagoas; além disso, homenageamos àqueles Psicólogos e/ou docentes que já fazem parte da história da Psicologia Alagoana, tendo sido precursores da formação de inúmeros profissionais atuantes no Estado, reconhecendo e agradecendo pelos serviços relevantes a categoria e a sociedade.

Para 2015, o Conselho Regional de Psicologia – 15ª Região renova o desejo de que a Categoria esteja cada vez mais unida para o fortalecimento da profissão. Que possamos nos encontrar muitas vezes, nessa tarefa que é em defesa das condições e relações de trabalho e do exercício profissional, para que continuemos prestando serviços de boa qualidade para sociedade.

Desta forma, desejamos um Natal com saúde, paz, harmonia e fraternidade entre suas famílias, e que o Ano Novo seja de muitas realizações e sucesso na vida pessoal e profissional de cada um de vocês.

José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160)
Conselheiro Presidente do CRP-15