O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), assim como outras instituições em Alagoas e no Brasil, também aderiu ao Outubro Rosa, um movimento que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, chegou no Brasil em 2002 e, em Alagoas, foi iniciado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 2009. O objetivo é alertar para o Câncer de Mama, divulgando ações preventivas.
Este ano, o tema da campanha é voltado para a fiscalização da Lei 12.732/12, que determina que pacientes com câncer devem iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. As Redes Municipais e Estaduais de Saúde que não cumprirem a determinação podem ter os recursos para tratamentos oncológicos suspensos.
O Câncer da Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são 1,38 milhões de novos casos a cada ano, com 458 mil mortes. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde indicam 52.680 casos novos em um ano. Em Alagoas, foram registrados 480 novos casos no mesmo período.
A única forma de evitar mortes é a prevenção. O tumor diagnosticado no início é bem mais fácil de ser tratado, com possibilidades de cura. Por isso, a importância da campanha, voltada para alertar as mulheres psicólogas, informar sobre exames preventivos e tratamentos e cobrar a implementação da Lei que garante tratamento à todas.
Participe, busque informações e compartilhe com a hasthag #CRP15noOutubroRosa
por ASCOM CRP-15 com ASCOM UFAL
Arte: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15