Destaque

#PlanejamentoEstratégico: CFP inicia elaboração para o próximo triênio

Planejamento CFPO XVI Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) iniciou a elaboração de seu Planejamento Estratégico Plurianual (PEP), em reunião que ocorreu na sede do CFP durante a 3ª Plenária da Gestão, que se juntou ao coletivo ampliado para iniciar a elaboração do Planejamento, que deve ser base para as ações do próximo triênio.

Na ocasião, foram pensadas duas agendas estratégicas para o PEP. A primeira é voltada para os (as) psicólogos (as) e para o exercício profissional e a segunda discute a participação da Psicologia em temas relevantes para a sociedade.

A intenção, com a primeira agenda, é desenvolver ações focadas no desenvolvimento de referências para o trabalho dos psicólogos, desde a sua formação até as suas condições de trabalho. As ações também devem criar e pensar programas para melhorar a comunicação com a categoria, sendo que cada programa ficará sob a responsabilidade de um representante do Conselho.

Já a agenda voltada para temas sociais foi construída com base em eixos e subeixos voltados para os direitos humanos e para a participação social da profissão. Por exemplo, ações ligadas ao Sistema Único da Saúde, Educação, Criança e Adolescente, Mobilidade urbana, Questões de Gênero, Comunicação e outras.

DSC_0224_site

“O Planejamento Estratégico visa dar corpo ao Projeto Plurianual de Gestão do Conselho Federal de Psicologia resgatando a agenda do exercício profissional enquanto trabalho”, afirmou o vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira.

De acordo com ele, serão alocados esforços por parte do XVI Plenário visando as seguintes ações: o enfrentamento da precarização do trabalho do Psicólogo; o desenvolvimento de pesquisas avançadas que permitam a disponibilização de referências técnicas para o conjunto de atuações de toda a categoria; a articulação com outras profissões junto ao poder legislativo para barrar legislações que possuam impactos negativos para o exercício da Psicologia; a proposição de projetos de lei que traduzam as necessidades da sociedade e da Psicologia, focadas na inclusão social e na garantia dos Direitos Humanos; entre outras.

Entre os participantes, estava presente o conselheiro federal suplente (CFP) e professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), psicólogo Jefferson de Souza Bernardes.

No último dia da Plenária, as propostas construídas pelos grupos responsáveis por cada agenda foram sistematizadas e apresentadas pelo relator do grupo ao Plenário. 

Um novo encontro deve acontecer em breve para finalizar o Planejamento.

por ASCOM / CFP