A diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) realizou na manhã de 25 de fevereiro, a entrega da Carteira de Identidade Profissional 2014, em solenidade ocorrida no auditório 24 de Novembro, sede do CRP-15. O evento, bastante concorrido, contou com as presenças do presidente Félix Vilanova (CRP-15/0160); da conselheira vice-presidenta Laeuza Farias (CRP-15/0229); da conselheira secretária Suely Souza (CRP-15/3007); do conselheiro tesoureiro Nilo Borba (CRP-15/0139) e do conselheiro Felipe Rocha (CRP-15/1359). Cerca de trinta profissionais psicólogo/as, maioria do interior alagoano, compareceram na entrega do Documento Oficial.
Na oportunidade, foram entregues aos novos profissionais o Código de Ética Profissional, o qual estabelece padrões quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade.
Em sua fala inicial, o conselheiro presidente Félix Vilanova deu boas vindas aos novos profissionais, ressaltando a importância da entrega do documento para o/as psicólogo/as. “A partir de agora, vocês se tornam de fato profissionais psicólogo/as”. O conselheiro explicou a questão do funcionamento da entidade; a tabela de honorários; o Código de Ética Profissional e a importância da atuação ao se registrarem em uma entidade de classe, exemplificando casos do dia-a-dia de psicólogos no exercício do trabalho, tanto no serviço público ou privado, enfatizando sempre a defesa do Exercício Profissional.“O compromisso do profissional com a profissão e para com a sociedade é de fundamental importância, pois o psicólogo tem um papel transformador comprometido com as questões sociais”, declarou.
A conselheira vice-presidenta, Laeuza Farias, inicialmente relatou um pouco de sua experiência profissional, nos quase 30 anos de carreira. Em seguida, pediu a participação dos novos profissionais nas comissões temáticas do CRP-15 e também nos eventos da categoria. “O papel do Conselho é sobretudo de Orientação e Fiscalização. Sem vocês aqui, a nossa existência é nula. Que o sobre-nome de vocês seja Ética” , explicou.
Laeuza alertou que em determinados momentos, somos agredidos no exercício do trabalho. “É preciso ter uma consciência crítica, ficar alerta e preservar o exercício de nossa profissão”, pontuou.
Abaixo, seguem as listas (para baixar arquivos) com os nomes do/as novo/as psicólogo/as:
Plenária de 16.01.2014 Plenária de 30.01.2014 Plenária de 06.02.2014 Plenária de 20.02.2014
por ASCOM / CRP-15
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM / CRP-15)