Notícias

Inscrições para I Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos já estão abertas

I Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos

Evento, realizado pelo Sistema Conselhos, será antecedido pelo II Seminário de Saúde Mental Indígena do Mato Grosso do Sul

A ausência de respostas do Estado a necessidades essenciais das sociedades indígenas brasileiras mostram que as políticas públicas ainda não são plenamente aplicadas a esta população, abrindo margem para violações de direitos, exclusão e racismo. Tendo isto em vista, será realizado, entre os dias 7 e 9 de agosto, em Dourados (MS), o I Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos. A ideia é que o evento reúna diferentes segmentos em torno de um debate aprofundado sobre os direitos indígenas.

O Encontro, realizado pelo Sistema Conselhos de Psicologia e organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP-MS), será antecedido, no dia 7, pelo II Seminário de Saúde Mental Indígena, que também conta com organização do CRP-MS.

Pensando na elaboração de indicativos práticos e encaminhamentos efetivos ao poder público, os dois eventos têm, como objetivos principais, identificar as condições de saúde mental desta população e pensar em ações de prevenção e intervenção. Além disso, pretendem analisar as necessidades na formação dos profissionais para este campo; debater a implementação das políticas públicas e direitos humanos aos indígenas; elaborar conclusões e recomendações para instituições de ensino e para o poder público; e funcionar como instância preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.

O Encontro e o Seminário pretendem não somente provocar reflexões sobre a realidade psicossocial destas comunidades, mas também deixar claro em que medida a sociedade brasileira e os órgãos públicos interferem nas condições de vida destas populações.

Atividades
Durante os três dias do Encontro Nacional, serão organizadas seis mesas de debates com temáticas voltadas para a Psicologia, povos indígenas e Direitos Humanos. Haverá ainda atividades culturais, que incluem exibição de filmes e apresentações. Ao final do encontro, uma grande plenária irá finalizar as discussões e encaminhar os resultados debatidos. Estarão presentes profissionais da Psicologia e de outras áreas que atuam nas questões indígenas, além de autoridades do governo e lideranças indígenas.

Lançamento de livros
No dia 8 de agosto, às 11h, haverá um momento para lançamento de livros. Convidamos a todas (os) as (os) participantes que desejem lançar seus livros com a temática do evento a comparecerem.

Inscrições
As inscrições de participação para os dois eventos – Encontro Nacional e Seminário – são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, assim como a inscrição de trabalhos, cujo prazo vai até 25 de julho.

O site do I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos já está no ar. Faça sua inscrição de participação e de trabalho e confira a programação do evento: www.psicologiaepovosindigenas.cfp.org.br

Os certificados serão online e poderão ser impressos pelos participantes inscritos após a realização do evento, também no site.

Fonte: ASCOM CFP