Destaque

CRP-15 protesta com a categoria contra o Ato Médico e o ‘Cura Gay’

Em mais um dia de protestos contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 268/2002, conhecido como Ato Médico, profissionais psicólogos, professore/as, acadêmico/as de psicologia, profissionais da Saúde, órgãos e entidades de classe, além do/as conselheiro/as, técnicos e funcionário/as do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), caminharam pacificamente pelas ruas de Maceió nesta quinta-feira (27/06), protestando e dizendo NÃO ao Ato Médico, aprovado em 20 de junho e o Projeto ‘Cura Gay’. 

A caminhada, unificada com o Ato pelo Passe Livre em Maceió e outras reivindicações, aconteceu pela tarde na Praça do Centenário, bairro do Farol. 

O trajeto percorreu a Avenida Moreira e Silva – Ladeira dos Martírios – Museu Palácio dos Martírios (antiga sede do Governo Estadual) – Praça Marechal Deodoro – Assembleia Legislativa de Alagoas, finalizando na Praça do Centenário. 

Durante o movimento os participantes promoveram um verdadeiro “apitaço” com inúmeras faixas e distribuição de panfletos, conscientizando à população sobre o assunto.

“É um absurdo o que a presidente Dilma está fazendo. Nós queremos que os médicos sejam valorizados. E a proposta da Cura gay é um absurdo, um despropósito”, afirmou a presidente do CRP-15, Izolda de Araújo Dias (CRP-15/0148).

Os manifestantes pedem o veto do inciso 1º do art. 4º do PL, que estabelece o diagnóstico de doenças e a prescrição terapêutica como atividades privativas dos médicos, alegando que o dispositivo da forma que está diminui a autonomia das demais profissões da saúde. 

“Hoje o CRP-15 participa desse manifesto contra ao Ato Médico e o ‘Cura Gay’, onde várias faixas foram levadas pelos psicólogos ao evento, todos de forma pacífica, que fizeram história juntos reivindicando e apoiando propostas da profissão. O CRP-15 agradece aos psicóloga/os que estiveram presentes e ressalta que a força se faz na voz e na presença de sua categoria de mãos dadas com o seu Conselho”, mencionou a conselheira Denise Moreira (CRP-15/2457), presidenta da Comissão de Comunicação do CRP-15 .

Mobilização
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), assim como o Regional Alagoas, manifesta de maneira ainda mais incisiva por meio da campanha lançada, para que a presidenta Dilma Rousseff vete o artigo que atribui ao médico a função do diagnóstico nosológico e da prescrição terapêutica, mesmo em áreas nas quais não possui habilitação.

O CFP vai dispor de toda sua capacidade de articulação com o Governo, entidades ligadas ao tema e sociedade civil para que esse projeto não siga adiante: O Ato Médico Ata-Nos #VetaDilma VETA!

O Ato Médico não pode ser aprovado! Envie mensagem aos parlamentares e a presidenta solicitando #VetaDilma no site: http://www2.pol.org.br/main/manifesto_veta_dilma.cfm

Álbum completo das fotos do protesto contra o Ato Médico e o ‘Cura Gay’: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.468608166558150.1073741848.292344770851158&type=1

Texto: ASCOM CRP-15 com ASCOM CFP
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM/CRP-15)