Notícias

A LUTA CONTINUA! CRP-15 convoca psicólogo/as e colegas da Saúde para o “Dia Unificado de Luta pela Saúde” na quinta-feira 04 de Julho

CRP-15 Ato MédicoO Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) convoca mais uma vez a todos os profissionais psicólogos, profissionais da área de Saúde, órgãos e entidades de classe, professore/as e acadêmico/as da psicologia a irem às ruas NOVAMENTE nesta quinta-feira, 04 DE JULHO, a protestar e dizer NÃO ao Projeto de Lei do Senado PLS nº 268/2002, que regulamenta o exercício profissional de medicina, conhecido como o Ato Médico, aprovado no último dia 20 de junho, no Plenário do Senado Federal.

A concentração/mobilização da caminhada unificada acontecerá na Praça do Centenário, Farol, às 15 horas, com saída prevista às 16 horas. Durante o movimento os participantes promoverão um “apitaço” com faixas e distribuição de panfletos.

O trajeto será o mesmo da manifestação ocorrida dia 27 de junho, percorrendo a Avenida Moreira e Silva – Ladeira dos Martírios – Museu Palácio dos Martírios (antiga sede do Governo Estadual), retornando e finalizando na Praça do Centenário, em manifestação pelos VETOS dos artigos 4º e 5°, incisos 1º:

Art. 4º São atividades privativas do médico:
I – formulação do diagnóstico nosológico (critério de classificação de doenças a partir de causa; surgimento; desenvolvimento e sintoma) e respectiva prescrição terapêutica;

Art. 5º
I – torna privativa aos médicos a “direção e chefia de serviços médicos”, não deixando claro do que se trata.

Na manifestação será realizado o “Dia Unificado de Luta pela Saúde”: Veto ao Ato Médico, 10% do Orçamento para a Saúde, Acesso à Saúde Integral e Multiprofissional, Condições Adequadas de Trabalho, com todas as profissões. Trata-se de uma mobilização nacional articulada pelos CRPs com Conselhos Profissionais, Sindicatos, Coordenadores, Professores e Alunos de Cursos da área da saúde, Movimento Passe Livre, e outros.

A sanção ou veto presidencial devem acontecer até o dia 12 de julho, é imprescindível alcançarmos a maior mobilização possível com outras profissões da saúde e suas federações e sindicatos; coordenadores, professores e estudantes de cursos da área da saúde e outros, tornando urgente o caráter desta mobilização. Vários estados do Brasil também estarão realizando as manifestações.

Mobilização Geral
Em continuidade à luta do Sistema Conselhos de Psicologia contra o Ato Médico, informamos que no dia 27 de junho houve mobilização em diversos estados e, paralelamente a isso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado pelo presidente Humberto Verona e Conselheira Federal Monalisa Barros, juntamente com federações de profissionais e conselhos de movimentos em defesa da saúde, se reuniu com o ministro da Secretaria-Geral da presidência, Gilberto Carvalho, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para solicitar o veto parcial ao PL do Ato Médico à presidente Dilma Rousseff. A delegação foi composta por aproximadamente 30 profissionais. Na ocasião, foi deliberado que haverá um grupo de consultoria à Presidenta Dilma, no qual a psicóloga Fernanda Magano, Presidente da Fenapsi – Federação Nacional dos Psicólogos, representará a Psicologia.

O Ato Médico não pode ser aprovado! Envie mensagem aos parlamentares e a presidenta solicitando ‎#VetaDilma no site: http://www2.pol.org.br/main/manifesto_veta_dilma.cfm

por ASCOM CFP com ASCOM CRP-15