“Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir” é o tema da campanha em 2013
No dia 18 de maio, e mesmo nos dias próximos à data, ocorrem em todo o país atividades culturais, políticas, acadêmicas, esportivas, dentre outras, que promovem o debate e instigam a sociedade à participar e à refletir sobre o tema e sobre a necessidade cotidiana de conviver com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa!O Programa de Educação pelo Trabalho e a Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em parceria com a Gerência de Núcleo de Saúde Mental – GENSAM (Secretaria de Estado da Saúde) e o Conselho Regional de Psicologia 15ª Região – Alagoas (CRP-15) irão promover diversas atividades para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Tenda de Informações
(Panfletagem)
– Ruas do Comércio de Maceió
(Panfletagem)
– Jacintinho, Benedito Bentes e Praça do PirulitoDe 20 às 23h
Papel no Varal (Loucura)
– Maikai Choparia (Ponta Verde)O Papel no Varal apresentará 100 poemas com o tema “Loucura”, no Maikai Choparia (Stella Maris). O evento é gratuito e participará das atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorrem em todo o país, promovendo a necessidade de lidar com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa.Organizado pelo Instituto Lumeeiro, o Papel no Varal: “Loucura” será coordenado por Ricardo Cabús, que explica a escolha das poesias para esta noite especial: “a curadoria dos poemas será tratada de uma forma diversificada, tratando a loucura desde a sua denotação clássica às mais díspares possibilidades metafóricas, encontradas pelos grandes poetas das Alagoas, do Brasil e do mundo”.No varal estarão Drummond, Marcos de Farias Costa e Anne Sexton. Manuel Bandeira trará sua “Poética”, com versos como: “(…) Quero antes o lirismo dos loucos / O lirismo dos bêbados / O lirismo difícil e pungente dos bêbados / O lirismo dos clowns de Shakespeare / Não quero mais saber de lirismo que não é libertação”.
As músicas, que também seguem a temática, foram retiradas dos repertórios de artistas como Arnaldo Baptista, Sergio Sampaio e Raul Seixas. No evento serão interpretadas pela cantora Elisa Lemos, revelação musical do nosso estado, acompanhada de Tony Augusto (guitarra e teclado).
O sarau conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Armazém Guimarães e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).
15 DE MAIO (Quarta-feira)
De 9 às 13h
Mostra de Filmes (Loucura nas Telas)
– Espaço Azul Uncisal (Trapiche)
De 15h às 16h
Apresentação do Teatro do CAPS ad Dr. Everaldo Moreira
– Saguão de entrada da Uncisal
De 18 às 21h
Mesa: Reforma Psiquiátrica e Internações Compulsórias
Convidada: Conselheira presidenta do XIII Plenário do CRP-05, Vivian de Almeida Fraga (CRP-05/30376)
(Panfletagem)
– Ponta Verde, Amélia Rosa, FarolDe 16 às 19h
Mesa: Conjuntura Nacional e Estadual da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial
– Auditório da Uncisal
Abertura da COPA-CAPS;
Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros;
Oficina de Pagode;
Oficina de Maracatu;
Apresentação de Talentos dos CAPS;
Ginástica;
Biodança;
Consultório Móvel (Teste de Visão, Pressão e Glicemia);
Banho de Piscina;
Vôlei;
Entre outras atividades recreativas e desportivas.
– Clube da Petrobrás (Guaxuma)
(Panfletagem)
– Orla de Maceió
Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra (próximo ao HGE)
Rua Prof. José da Silveira Camerino, 291, Farol (antiga R. Belo Horizonte)
Fone: 3241-8231
Rodovia AL 101 Guaxuma (um pouco antes do SESC Guaxuma)
Fone: 3325-4920