Notícias

CRP-15, UNCISAL e SESAU/GENSAM convidam psicólogo/as para a Semana em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

“Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir” é o tema da campanha em 2013

18 de Maio Luta Antimanicomial 2013

No final dos anos 1970, os movimentos sociais intensificaram a luta contra a ditadura militar, reivindicando seus direitos pela liberdade de expressão, qualidade de vida e cidadania. Entre os movimentos organizados nesse período nasce o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.
Na sua origem, esse movimento está ligado à luta dos trabalhadores em saúde mental por uma assistência humanizada, mais digna e fora dos manicômios. Na atualidade, ele permanece como um movimento social, disseminado por todos os estado do Brasil, que tem como meta a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento mental de qualquer tipo.
Com o surgimento e desenvolvimento dos medicamentos apropriados e as ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde mental, reconhece-se as diferentes possibilidade de tratamento das doenças mentais dentro do contexto familiar e comunitário.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dia 18 de maio, criado no ano de 1987, convida toda a sociedade a compreender a necessidade do convívio com as diferenças.A questão dos direitos humanos, nesse sentido, assume uma expressão singular, pois se trata de uma luta pela inclusão de novos sujeitos, que durante anos foram esquecidos nos porões da loucura.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial representa a reivindicação antiga de profissionais da Psicologia, familiares e militantes que defendem mudanças no modelo de atenção à Saúde Mental no Brasil. Este ano, o tema da campanha é: “Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”.Assim, sua comemoração tem características bastante importantes, pois prioriza o envolvimento da sociedade na discussão das transformações do cuidado às pessoas que sofrem com os transtornos mentais.
Em Alagoas
No dia 18 de maio, e mesmo nos dias próximos à data, ocorrem em todo o país atividades culturais, políticas, acadêmicas, esportivas, dentre outras, que promovem o debate e instigam a sociedade à participar e à refletir sobre o tema e sobre a necessidade cotidiana de conviver com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa!O Programa de Educação pelo Trabalho e a Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em parceria com a Gerência de Núcleo de Saúde Mental – GENSAM (Secretaria de Estado da Saúde) e o Conselho Regional de Psicologia 15ª Região – Alagoas (CRP-15) irão promover diversas atividades para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Participem!!!
Programação
DATA/HORÁRIO – ATIVIDADE – LOCAL
13 DE MAIO (Segunda-feira) 
De 10 às 16h 
Tenda de Informações
(Panfletagem) 
– Ruas do Comércio de Maceió
14 DE MAIO (Terça-feira)
De 10 às 16h
(Panfletagem)
– Jacintinho, Benedito Bentes e Praça do PirulitoDe 20 às 23h 
Papel no Varal (Loucura) 
– Maikai Choparia (Ponta Verde)O Papel no Varal apresentará 100 poemas com o tema “Loucura”, no Maikai Choparia (Stella Maris). O evento é gratuito e participará das atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorrem em todo o país, promovendo a necessidade de lidar com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa.Organizado pelo Instituto Lumeeiro, o Papel no Varal: “Loucura” será coordenado por Ricardo Cabús, que explica a escolha das poesias para esta noite especial: “a curadoria dos poemas será tratada de uma forma diversificada, tratando a loucura desde a sua denotação clássica às mais díspares possibilidades metafóricas, encontradas pelos grandes poetas das Alagoas, do Brasil e do mundo”.No varal estarão Drummond, Marcos de Farias Costa e Anne Sexton. Manuel Bandeira trará sua “Poética”, com versos como: “(…) Quero antes o lirismo dos loucos / O lirismo dos bêbados / O lirismo difícil e pungente dos bêbados / O lirismo dos clowns de Shakespeare / Não quero mais saber de lirismo que não é libertação”.

As músicas, que também seguem a temática, foram retiradas dos repertórios de artistas como Arnaldo Baptista, Sergio Sampaio e Raul Seixas. No evento serão interpretadas pela cantora Elisa Lemos, revelação musical do nosso estado, acompanhada de Tony Augusto (guitarra e teclado).

O sarau conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Armazém Guimarães e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

15 DE MAIO (Quarta-feira)

De 9 às 13h
Mostra de Filmes (Loucura nas Telas)
– Espaço Azul Uncisal (Trapiche)

De 15h às 16h
Apresentação do Teatro do CAPS ad Dr. Everaldo Moreira
– Saguão de entrada da Uncisal

De 18 às 21h 
Mesa: Reforma Psiquiátrica e Internações Compulsórias
Convidada: Conselheira presidenta do XIII Plenário do CRP-05, Vivian de Almeida Fraga (CRP-05/30376)
Foto Vivian de Almeida Fraga

É Psicóloga graduada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), mestre em Psicologia Social (2009) e com especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, coordena projetos sociais das obras de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município de Nova Iguaçu-RJ.

– Local: Auditório 24 de Novembro do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), Farol.
16 DE MAIO (Quinta-feira)
De 10 às 16h
(Panfletagem) 
– Ponta Verde, Amélia Rosa, FarolDe 16 às 19h 
Mesa: Conjuntura Nacional e Estadual da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial
– Auditório da Uncisal
17 DE MAIO (Sexta-feira)
De 8 às 17h 
Abertura da COPA-CAPS;
Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros;
Oficina de Pagode;
Oficina de Maracatu;
Apresentação de Talentos dos CAPS;
Ginástica;
Biodança;
Consultório Móvel (Teste de Visão, Pressão e Glicemia);
Banho de Piscina;
Vôlei;
Entre outras atividades recreativas e desportivas.
– Clube da Petrobrás (Guaxuma)
18 DE MAIO (Sábado)
De 10 às 16h 
(Panfletagem) 
– Orla de Maceió
Informações de Endereços:
– UNCISAL 
Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra (próximo ao HGE)
– CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE ALAGOAS (CRP-15)
Rua Prof. José da Silveira Camerino, 291, Farol (antiga R. Belo Horizonte)
Fone: 3241-8231
– CLUBE DA PETROBRÁS
Rodovia AL 101 Guaxuma (um pouco antes do SESC Guaxuma)
Fone: 3325-4920