Destaque

Palestras e apresentações de pôsteres e orais encerram último dia da Iª Mostra Alagoana de Práticas em Psicologia no CRP-15

Dando continuidade aos trabalhos, aconteceu hoje (05/04) pela manhã e tarde, o último dia da Iª Mostra Alagoana de Práticas em Psicologia, no Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15).O evento tem com o objetivo de promover as práticas dos profissionais que atuam no estado alagoano, provocando a ampliação de saberes e consequentemente novas práticas.Pela manhã, a abertura aconteceu no Auditório 24 de Novembro do CRP-15 com uma mesa-redonda abordando a “Função Social da Clínica na Contemporaneidade: práticas profissionais e pesquisa”, palestrada pelo conselheiro-psicólogo, professor e doutor da UFAL, Charles Elias Lang (CRP-15/2398) e pelo especialista, psicólogo Eduardo Augusto de Almeida (CRP-15/2068), técnico do CREPOP Alagoas (Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas).

Na parte da tarde, centenas de psicólogos e psicólogas participam no hall principal do prédio das apresentações dos pôsteres e no Auditório 24 de Novembro com as aprentações orais.

A Conferência de encerramento foi ministrada pelo professor doutor da UFAL, Jefferson Bernardes, que abordou “A Prática Profissional do/a Psicólogo/a em Alagoas: algumas informações e reflexões”.

O trabalhos apresentados no segundo dia, foram:

Local: Pátio Externo (CRP-15)
A intervenção da Psicologia no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos nos CRAS de Arapiraca/AL (Valéria Cyntia Montoni Chaves, Christianne Lira de Farias e Emylia Anna Ferreira Gomes)

A intervenção da psicologia no projeto “brincando na rua: o resgate das brincadeiras infantis” nos Centros de Referência de Assistência Social (Emylia Anna Ferreira Gomes, Valéria Cyntia Montoni Chaves e Christianne Lira de Farias)

Café Psi: debates sobre problemas contemporâneos e comportamento humano (Janaína Diniz Guedes)

A questão do preconceito e o senso comum sobre a psicoterapia (Márcio Ferreira de Souza e Iracilda Costa Seixas)

Protocolo de assistência psicológica do Hospital Geral Do Estado- HGE (Silvana Tenório Vanderley e Paula Quitéria da Silva Ferreira).

A atuação da Psicologia num Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Bárbara Tereza Brandão Guerreiro Barbosa, Regina Coeli Japia Mota e Rubens Lôbo).

Local: Auditório 24 de Novembro (CRP-15)
A atuação do(a) Psicólogo(a) na Coordenação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS no município de Arapiraca/AL (Emylia Anna Ferreira Gomes, Christianne Lira de Farias e Valéria Cyntia Montoni Chaves).

Fortalecimento de Vínculos Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Maceió (Maria Aparecida da Fonseca Silva, Alexandre Francelli de Medeiros e Marciana da Silva Barros).

Avaliação Neuropsicológica e Psicopedagógica da Dislexia – um estudo de caso (Patrícia Nayara Vieira Dantas).

Prevalência do consumo de álcool no município de Dois Riachos (Rogério Costa Ferro, Margarida Maria de Campos Ferreira, Edijária Camilo Santos Silva, Juliana Alencar Batista, Pollyanna Cavalcante da Silva, Sérgia Maria de Bulhões Modesto e Alexandre Rogério Ribeiro da Silva)

Terapia do esquema para transtorno de personalidade borderline (Jacqueline Nobre Farias Leão).

Inclusão e constituição do sujeito: reflexões sobre o sentido da prática pedagógica no ensino regular (Elton André Silva de Castro).

A linguagem como possibilidade de dizer do sujeito: cenas do cotidiano no ensino regular (Elton André Silva de Castro).

Subjetividades implicadas em torno de um diagnóstico: a escola como contexto para o desenvolvimento (Elton André Silva de Castro).

Adoção unilateral: o reconhecimento do afeto e as implicações da psicologia (Katiana Rêgo de Lima, Bruna Keli Lima Diniz e Patrícia Juliana Duarte Amorim).

Violência de Gênero: Informar é prevenir (Leônia Carla Vieira Tenório).

Testemunha de crime, a vítima do acaso. Paradoxos do programa de proteção à testemunha ameaçada (Jacqueline Nobre Farias Leão).

Humanização e apoio psicológico na recepção e coleta em Laboratório de Patologia Clínica (Maria Patrícia Gomes Cavalcante).

Representações Sociais Acerca da Psicologia por Pacientes do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL)” (Érika Ludimyla Lira Martins e Caroline Cavalcante Padilha).

Nise da Silveira e sua revolução através da utilização da arte (Eklivann Marcel Costa de Oliveira).

A Arteterapia e sua relação na promoção da saúde integral (Eklivann Marcel Costa de Oliveira).

A Iª Mostra Alagoana de Práticas em Psicologia, que contou com mais de 40 inscritos, foi realizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), através da Comissão de Políticas Públicas e do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP Alagoas).

Mais fotos em: 2° Dia: Iª Mostra Alagoana de Práticas em Psicologia

Texto: ASCOM / CRP-15
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM / CRP-15)