Notícias

Após CESMAC, exposição itinerante “Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil” chega à FITS



Após passar uma semana exposta no Centro Universitário CESMAC, a exposição itinerante “Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil” chega a partir de hoje, 16/10, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), prestigiando todos os acadêmicos, professores e pesquisadores desta importante Instituição Formadora de Ensino Superior.

O evento mostra a trajetória ética, política e cultural do ofício do psicólogo em terras brasileiras, através de painéis e vídeos. A iniciativa é uma boa oportunidade para matar a curiosidade a respeito da prática, e descobrir o quanto os acontecimentos históricos estão intimamente ligados à evolução do profissional ao longo das décadas.
A presença da Psicologia como saber é mostrada em seis fases: O período entre 1500 e 1808, com a atuação dos jesuítas e a ideologia iluminista; os anos de 1808 a 1889, com a instalação da coroa portuguesa no Brasil e a abertura das Faculdades de Medicina e Direito, O conhecimento dos anos 1890 a 1930, com a autonomização da profissão; a consolidação entre a década de 30 e 60, através de estudos, congressos, organizações e prática; A luta contra um regime autoritário entre as décadas de 60 e 80; e a expansão e compromisso social dos anos 80 até os dias atuais.
A exposição está localizada no hall central do prédio de Psicologia da FITS, situada no Bairro de Cruz das Almas e ficará por lá durante uma semana. O acesso é gratuito.
Exposição no CESMAC atrai futuros psicólogos
Alunos, professores, pesquisadores e profissionais psicólogos prestigiaram, durante uma semana (04 a 11 de outubro), a exposição itinerante “Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil” no pátio 002 do prédio de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, localizado na rua Íris Alagoense, Farol.

A Mostra do Conselho Federal de Psicologia (CFP) através do Conselho Regional de Psicologia e Alagoas (CRP-15) faz um breve histórico do cinquentenário da Psicologia em nosso país.

Para o acadêmico do primeiro período do curso de Psicologia, Carlos Gonçalves, a importância da exposição dos 50 anos da Psicologia no Brasil “serve para mostrar aos que estão iniciando o curso, a disciplina e a devoção daqueles profissionais que dedicaram suas vidas à Psicologia, esse estudo que é o comportamento humano, passando para essa geração de hoje, como foi essa trajetória de lutas e conquistas”, avaliou.

“É emocionante assistir este documentário e sentir o quanto é grandiosa a profissão; foi maravilhosa a exposição e de extremo valor”, revelou também a estudante Maria Luiza Carvalho.

SERVIÇO:
Exposição – Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil
Local: Faculdade Integrada Tiradentes (FITS)
Endereço: Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas, Maceió – Alagoas
Informações: (82) 3241-8231 / crp15@crp15.org.br

REALIZAÇÃO:
CRP-15 Alagoas
Conselho Federal de Psicologia