Destaque

Parcerias, inúmeros debates e muita festa marcam a 2ª Mostra de Psicologia

 

Um abraço coletivo marcou a cerimônia de abertura da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, reunindo milhares de pessoas no Parque Anhembi, em São Paulo. O auditório, em festa, comemorou mais uma vez os 50 anos da Psicologia brasileira. Na mesa de abertura, estavam presentes o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, além de representantes do governo, de entidades da categoria e movimentos sociais.
De acordo com Verona, o evento revela o tamanho e a diversidade da Psicologia no Brasil. Para ele, os 50 anos da profissão regulamentada fizeram com que psicólogas e psicólogos se comprometessem mais com a defesa incondicional dos direitos humanos e a busca pelo bem comum. “Doze anos após a primeira Mostra, um evento dessa dimensão, com profissionais e estudantes, revigora a nossa profissão e faz disso a principal comemoração”.
Durante a cerimônia, o presidente do CFP anunciou duas parcerias – A primeira entre o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (Fenpb) e o Ministério da Educação, que produzirá um estudo sobre a violência nas escolas brasileiras. E a segunda parceria será entre o Sistema Conselhos e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, que irá colaborar para a atuação dos comitês de combate à homofobia em todos os estados do Brasil.
A coordenadora geral da 2ª Mostra, Monalisa Barros, fez uma retrospectiva de todo o processo de construção desta grande celebração da Psicologia brasileira e lembrou a figura de Paulo Freire, que completaria 91 anos, no último 19 de setembro. “Minha voz representa as muitas vozes, de todos que construíram essa Mostra. Vozes de um grupo que começou com seis pessoas e culminou em 32 mil pessoas, mesmo que nem todos estejam presentes”, afirmou.
A presidenta da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, aproveitou a oportunidade para convidar as pessoas para o Congresso Nacional de Psicologia que acontecerá em maio de 2013. A Presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Biancha Angelucci, disse ser uma honra para São Paulo receber um evento tão grandioso como a Mostra. “Esta é uma significativa oportunidade para psicólogos (as) do Brasil, da América Latina e de países de língua portuguesa, se aproximarem e reunirem forças e estratégias para implementar as ações das quais acreditamos e lutamos. Somos muitos, somos fortes, somos arco, somos flecha”.
A representante dos guarani-kaiowá do Mato Grosso do Sul, Valdelice Veron, foi agraciada com o prêmio Paulo Freire, por ser uma figura de destaque na defesa dos direitos dos povos indígenas. “Hoje eu recebo essa homenagem e a repasso para todas as lideranças indígenas no Mato Grosso do Sul e no Brasil que lutam pela vida, pela sobrevivência. Dessa forma, acredito que nós vamos construir esses diálogos com os psicólogos. Vejo essa iniciativa como uma esperança de novo”.
Mostra em números
A Mostra vai deixar saudades, afinal, foram três dias de intensas atividades que deixaram o encontro com um colorido especial. Nos três dias da Mostra, os visitantes ultrapassaram os 30 mil. Foram mais de 460 mil visualizações no Facebook, 800 interações no Twitter com a hashtag #2aMostra, 10 mil acessos no site, fato este que fez até a conexão cair.
Das 127 atividades, apenas duas conferências e mesas foram canceladas. O encontro da Psicologia também serviu para articulações entre a categoria. Além disso, foram apresentadas mais de 4 mil práticas psicológicas.
O evento ficará na memória. “Obrigado a todos os participantes, sem os quais, esta festa não faria o menor sentido. Esperamos continuar com o compromisso do bem comum como meta para os próximos 50 anos”, sinalizou o presidente do CFP, Humberto Verona.
Alagoas presente na 2ª Mostra
O Estado de Alagoas inscreveu mais de 400 trabalhos na 2ª Mostra e contou com delegações representativas do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), na pessoa do presidente Benedito Cedrim (CRP-15/0150) e demais conselheiro/as; das Instituições de Ensino Superior do curso de Psicologia (UFAL, CESMAC e FITS), ali representados por professores, pesquisadores e acadêmicos, onde apresentaram pôsteres de temáticas variadas e participações em dezenas de mesas e debates.
Fonte: Ascom CRP-15 com Ascom CFP
Fotos: Marcelino Freitas Neto / Ascom CFP