Destaque

III Encontro Regional Norte e Nordeste da ABRAPSO acontece em Maceió

O cortejo já está nas ruas: III Encontro Regional Norte e Nordeste – Vozes guerreiras bonitas que agregam. A batida é do Maracatu e suas histórias, enredos, musicalidade, política e estética. O Maracatu vem das festas de coroação de reis e da falta de possibilidade dos reis africanos passarem a coroa aos seus filhos no Brasil, tendo em vista o contexto da escravidão no país. Uma festa cheia de referências à corte portuguesa, mas que foi ao longo da história se constituindo como uma confraternização popular e um movimento de resistência cultural de origem/matriz africana, mais especificamente, de origem Banto.

Dentre os possíveis significados da palavra Maracatu, adotamos a interpretação de Mário de Andrade, propondo sua origem americana: maracá (instrumento ameríndio de percussão, vozes); catu (bom, bonito em tupi); ou mara (guerra, confusão) emarãcàtú/maràcàtú (guerra bonita). Sentidos que contemplam a suposta origem ocorrida a partir de encontros entre homens que haviam deixado de viver em tribos, mas que formavam uma tribo a cada ano com o intuito de promover a convivência e demonstrar destreza nos movimentos com uma lança e com os pés.

Nesta polifonia poética, nos autorizamos a produzir nosso tema, num diálogo direto com a estrutura metodológica do Encontro, possibilitando aos participantes espaços de conversação e debates, trocas de experiências, manifestações de criação e resistência ao tom dos tambores e maracás, ou seja, a partir dos espaços de circulação das palavras e dos saberes nas rodas de conversas, oficinas e apresentações de trabalhos.

A construção destes espaços tem o objetivo de possibilitar circularidades, interações, vivências, reinvenções e problematizações das práticas acadêmicas a partir de conversas e oficinas. O Maracatu em suas histórias nos permite brincar com estas questões, trazer para o nosso cortejo as diversas versões do saber-fazer acadêmico, das práticas profissionais e da militância. As apresentações de trabalhos estarão engendradas em Grupos de Trabalho e serão dimensionadas a partir doencontro das pessoas – das “Vozes guerreiras bonitas que agregam”, seguidas de diálogos compartilhados nas Rodas Gigantes.

Sejam Bem-Vind@s!

APRESENTAçÃO DOS TRABALHOS: INSCRIçÕES ABERTAS!

[n]ATENçÃO!!!

O prazo para envio de resumo vai até o dia 20 de Agosto de 2012![/n]

[n]SUBMISSÃO DE RESUMOS[/n]

Cada participante poderá inscrever apenas um RESUMO, como autor principal, não havendo limites para submissão como co-autor. Os autores principais deverão estar inscritos no evento para submissão de resumos, porém esta não está atrelada ao pagamento, mas o mesmo é obrigatório após a aprovação do resumo.

O resumo submetido deverá contemplar as três questões disparadoras e explicitar a vinculação teórico-metodológica, o eixo escolhido e os objetivos/tema do Encontro e deve conter os seguintes elementos:

a) O título deverá ser apresentado em negrito com letras maiúsculas (caixa alta);

b) O texto do resumo deverá ser as respostas às questões disparadoras e não devem, ao total, ultrapassar 4000 caracteres (sem espaço). É fundamental que ao responder as perguntas, conste também: o objetivo do trabalho, pressupostos teóricos/metodológicos e a relevância do trabalho para o campo da Psicologia Social.

[n]Questões Disparadoras:[/n]

a) Descreva objetivo e metodologia de seu trabalho e qual a relação do mesmo com o tema do Encontro e Eixo Temático escolhido?

b) Como seu trabalho promove ou pode promover a articulação entre produções acadêmicas e movimentos sociais?

c) Qual a potência deste trabalho para contribuir no desenvolvimento de seu universo cultural local, considerando as trajetórias e políticas de resistência e criação?

[n]APRESENTAçÃO DOS TRABALHOS[/n]

A metodologia principal que orientará o III Encontro Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO será a Conversa. Partimos do princípio que a palavra deve circular, produzindo espaços de diálogos e construção de conhecimento de forma horizontal considerando o que produzimos em nossos contextos culturais, sociais e políticos de pesquisa e práticas. Assim, lançamos um dispositivo de trabalho que tem o objetivo de potencializar tais espaços de encontro através de:

[n]1. Grupos de Trabalho (GT)[/n]

Cada GT terá a duração de cinco horas (com intervalo de 30 minutos). Cada GT congregará no máximo 30 participantes, composto por trabalhos submetidos e posteriormente aprovados pelos pareceristas Ad Hoc do Encontro. Serão distribuídos de acordo com o eixo temático escolhido.

Serão coordenados por um oficineiro e um mediador, representantes dos movimentos sociais e culturais locais de Maceió e da comissão organizadora do encontro.

Para os participantes que desejam apresentar trabalho, deverão submetê-lo para aprovação e sendo aprovado, participarão dos GT´s. A apresentação deverá considerar a dialogia presente nas conversas e poderá ser explorada nas mais diversas linguagens de comunicação. O objetivo é os trabalhos serem discutidos apartir das questões norteadoras, possibilitando a troca de experiência e o debate entre os participantes. Cada GT deverá ter um produto final (relatório, cartaz, objeto teatral, cordel etc.) que será levado para as Rodas Gigantes, com o objetivo de sintetizar as discussões também a partir das três questões disparadoras.

[n]2. Rodas Gigantes (RG)[/n]

As RG´s acontecerão no final do dia, com o objetivo de socializar as experiências e proposição de debate sobre os trabalhos nos GT´s e serão coordenadas por profissionais, professores e articuladores locais dos Movimentos Sociais, além de produzir um painel temático com a síntese do Encontro.

[i]Informações no site:[/i]

[n]http://www.encontro2012.nne.abrapso.org.br[/n]