Notícias

Sesau reúne psicólogos para discussões sobre Rede de Atenção Psicossocial

Profissionais de Psicologia dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Alagoas participaram, no dia 30 de Maio, do I Encontro do Grupo de Referência dos Psicólogos da Rede. O evento, realizado pela Gerência de Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Gensam/Sesau), aconteceu no Miniauditório do Conselho Regional da categoria.

O objetivo da reunião foi discutir o papel dos psicólogos dentro da instituição e a criação do grupo de referência, responsável por levantar e analisar as demandas da categoria, além de propor ações que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população. O momento também serviu para a troca de experiências entre as equipes municipais.

O gerente de Saúde Mental da Sesau, psicólogo Berto Gonçalo, ressaltou que os debates são importantes para fortalecer a atuação dos profissionais. [i]“Esse trabalho precisa ser coletivo e uniforme entre todos os envolvidos. Essa é apenas a primeira discussão e pretendemos ainda reforçar a interdisciplinaridade e a inserção dos usuários nas comunidades do entorno”[/i].

Segundo ele, os Centros de Atenção já trabalham nessa inclusão, mas a ideia é ampliá-la. [i]“A Sesau vem adotando ações para aproximar usuários e sociedade, principalmente com a interlocução entre os Caps e instituições públicas. Também trabalhamos com os programas da Saúde, como o de prevenção de DSTs/Aids. Os psicólogos são fundamentais nisso tudo”[/i], expôs Berto.

Além dos profissionais de Psicologia dos 47 Caps espalhados pelo Estado, também estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac. Na ocasião, foi debatida a melhoria da educação na área e a consolidação de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, os municípios e as instituições de ensino.

[i]"É papel da universidade firmar essa parceria, dando suporte à política do Ministério da Saúde de unir pesquisa e serviços. Estamos aqui para colaborar com o aprimoramento não só do atendimento, mas também do ensino ofertado aos estudantes, garantindo que eles estejam preparados para a prática”[/i], disse o coordenador do curso de psicologia da Ufal, psicólogo Jefferson Fernandes.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), psicólogo Benedito Raimundo Cedrim (CRP-15/0150); a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Maceió, psicóloga Izolda de Araújo Dias (CRP-15/0148); as coordenadoras de Dependência Química, psicóloga Laeuza Farias, e do Grupo de Psicologia da Sesau, psicóloga Tereza Cristina Duarte e o representante do Cesmac, Carlos Frederico de Oliveira.

[n]Caps -[/n] Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde municipais, abertos e comunitários que oferecem atendimento diário. Seu objetivo é realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares. Os Caps podem ser dos tipos I, II, III, Álcool e Drogas (Caps AD) e Infanto-juvenil (CAPSi).

[n]Texto:[/n] [i]Ascom / Saúde[/i]
[n]Fotos:[/n] [i]Ascom / CRP-15[/i]