Destaque

Saúde Mental é debatida na Câmara Municipal de Maceió

Profissionais da área de saúde se reuniram no dia 22 de junho, pela manhã, no Poder Legislativo Municipal para discutir a melhoria nos tratamentos de Saúde Mental. A iniciativa da discussão foi proposta pela vereadora Heloísa Helena (PSOL) que presidiu a sessão.

Apesar da ausência do presidente da Casa de Mário Guimarães, devido a uma reunião na prefeitura, o vereador Galba Novaes destacou a importância de debater um tema como esse. [i]“Os profissionais da área estão de parabéns. É preciso de fato criar mecanismos que mudem o quadro atual. Vale frisar que muitos dos crimes registrados no nosso país e no mundo são cometidos por pessoas que sofrem de algum transtorno mental. Nesse sentido, não há duvidas que precisamos sanar esse problema com melhorias nos serviços oferecidos pelo SUS, e consequentemente, reduziremos o número de crimes que assolam a sociedade"[/i].

Segundo Valéria Correia, membro do Fórum em defesa do SUS, existe uma “privatização” dos recursos para a área de saúde mental. [i]“Os investimentos são poucos e uma parte deles é destinada para outros fins. Mas estamos confiantes que esse quadro irá mudar pois a nossa luta é constante”[/i], salientou.

A professora da Uncisal do curso de Terapia Ocupacional, Claudinete Silva falou sobre a necessidade da contratação de profissionais na área de saúde para melhor assistir os pacientes do SUS.[i] “Nosso quadro ainda é muito pequeno para dar conta de todos os casos. Precisamos de Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psiquiatras e Assistentes Sociais. A contratação é indispensável para que possamos fazer um trabalho com qualidade”[/i], frisou a professora.

A paciente Rita de Cássia usou a tribuna e fez um apelo para as autoridades competentes. Ela afirmou faltar remédios nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e que pacientes como ela (agressivos) não podem, em hipótese alguma, ficar sem tomar as medicações. Emocionada, ela revelou sofrer preconceito da sociedade e que foi abandonada pela família.

O evento contou com a participação do psicólogo Benedito Cedrim (CRP-15/0150), presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15); Tereza Tenório, do Conselho Regional de Serviço Social; Gilberto Ireneu, da OAB; Telma Vieira, responsável dos usuários e famílias da Associação de Saúde Mental de Maceió; Hozana Alves de França, responsável pelo núcleo de Saúde Mental de Alagoas e Roberta Dorvele Moreira, responsável pela coordenação do Consultório de Rua.

[n]Fonte:[/n] [i]Ascom Câmara de Maceió[/i]