Semana Mundial de Saúde Mental

I Seminário de Saúde Mental e Trabalho debate a notificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho

Semana Mundial de Saúde Mental

O Centro Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizaram na última terça-feira (08/10), no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), o I Seminário de Saúde Mental e Trabalho. O evento fez parte da programação do Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, e teve como tema principal a notificação dos transtornos emocionais relacionados ao trabalho.

O público alvo foram os profissionais da Rede de Saúde Mental de Maceió que estão atuando nas Unidades de Referência dos Distritos de Saúde, nos ambulatórios das Unidades de Saúde e nos CAPS, entre eles: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiras e assistentes sociais. Da rede estadual foi convidada a equipe do Hospital Escola Portugal Ramalho.

A Mesa de abertura contou com a participação dos representantes do CEREST, da Saúde Mental De Maceió e do CRP-15.

Na ocasião, aconteceram palestras sobre a “Estruturação da Rede de Saúde Mental do Trabalhador” com a psicóloga do Trabalho do Cerest Maceió, Patricia Vieira e sobre o “Trabalho Infantil: uma Violência à Infância, Notifique!”, com a Gestora Hospitalar do Cerest Maceió, Eloana Gaia.

Em seguida foi realizada uma Mesa Redonda tratando da temática “Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho – Perspectivas”, com o psicólogo perito do INSS e conselheiro do CRP-15, Manoel Carvalho e a Superintendente de Perícia Médica e Saúde Ocupacional do Estado de Alagoas, médica Drª Marilurdes Monteiro.

Foto  Foto  Foto

Após o intervalo, aconteceu a última Mesa Redonda, em conjunto, envolvendo as “Questões Legais sobre o Diagnóstico para fins de Notificação / SINAN” e “Notificação: Instrumentos e Procedimentos” com o presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160); o médico do Trabalho do Cerest Maceió e conselheiro do CREMAL, Dr. Gonçalo Filho, representado o presidente do CREMAL Fernando Pedrosa e a representante do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção a Cultura de Paz / DANTS / SMS, Drª Rozali Costa.

O evento foi uma iniciativa do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da SMS.

Veja álbum de fotos do Seminário, no link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.514274228658210.1073741874.292344770851158&type=3

por ASCOM SMS com CEREST Maceió
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM / CRP-15)