Destaque

Psicóloga alagoana lança livro sobre o Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa dos neurônios, levando a perda progressiva de memória assim como a perda no funcionamento de todo o corpo. Foi descoberta pelo neuropsiquiatra alemão Alois Alzheimer, em 1906, na Alemanha. Trata-se de uma doença que todos devem se acautelar, pois não existe diagnóstico, cientificamente comprovado em “vivos” e sim pós-morte pelo exame anatomopatológico.

Por ser uma doença hereditária, a psicóloga Cláudia Maria Carvalho de Bulhões (CRP-15/1620) se interessou no assunto por ter tido um exemplo vivenciado dentro de sua residência: o esposo Manoel Costal, que desenvolveu a doença em 1994, falecendo 12 anos depois, em 2006.

Alagoana de Maceió, Cláudia de Bulhões, 66 anos, é formada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e no campo Psicologia pela Faculdade Maria Tereza (FAMATH), em Niterói, Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente social no antigo INANPS, hoje SUS. Foi psicóloga da previdência em Niterói e atuou em Consultório de Psicologia Clínica. Tem formação em Psicodrama; em Terapia Corporal (Lowen, em pé) e ministrou aula na Universidade da Terceira Idade (UFF). Atualmente ministra cursos no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Profissional Gente da Gente em Maceió e, há 13 anos, é a administradora da primeira TVWEB alagoana “Gente da Gente”, que também é uma Revista eletrônica e Radioweb.

Em entrevista ao portal do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) – www.crp15.org.br – a psicóloga relata o que é e como se dá a doença, e também como foi à trajetória para fazer o primeiro livro sobre o “Mal de Alzheimer”, escrito no Brasil por uma psicóloga e primeiro livro do Nordeste sobre o assunto, o qual concluiu em apenas dois meses.

CRP: O que é e como se desenvolve o Mal de Alzheimer?
CB: O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa dos neurônios. É uma doença hereditária. A divisão didática do portador da doença consiste em três fases:
Inicial (ainda tem a consciência, sem o esquecimento total);
Intermediária (perdendo os sentidos da bexiga e intestino; tendo pequenos lapsos de alucinações e delírios);
Avançada (regecimento das articulações; dificuldade de digerir alimentos).
CRP: Existe cura? Como é o tratamento?
CB: Não existe cura. O tratamento para não evolução da doença é através de um neurologista especializado, que às vezes, não é eficaz. O portador do Mal de Alzheimer pode ter uma sobrevida de até 20 anos, cientificamente comprovada. As mulheres têm mais a doença com frequência do que os homens, e é quase certeza que inicia após os 58 anos.
CRP: Existem clínicas especializadas?
CB: Não existem clínicas ou hospitais para o tratamento em nosso país e em Alagoas, até porque o Mal não é caso para internação, a não ser que o doente esteja na Fase Avançada. No Brasil, já existem cadastrados no SUS cerca de dois milhões de pessoas, fora os portadores que não estão no cadastro.
CRP: O que fazer para cuidar do portador da doença? E a família, como deve se comportar?
CB: É importante que a família pertença a algum Grupo de Apoio ao Familiar Portador do Mal de Alzheimer (uma equipe composta por um neurologista e um fisioterapeuta, sob a coordenação de um psicólogo especializado na área), o qual deveria existir em todos os Postos de Saúde de Referência. A família adoece (não do Mal) e envolve-se emocionalmente ao ver o seu ente querido involuindo como ser humano e evoluindo na doença. Também se faz necessário a aquisição de uma pessoa especialista em cuidar de idoso, para acompanhar o doente no dia-a-dia. Não se recomenda uma secretaria do lar para ficar cuidando do portador do Mal, sem nenhuma prévia orientação. Daí a necessidade de um Grupo de Apoio e o familiar não ficar 24 horas com o seu doente.
CRP: Como surgiu o interesse em escrever sobre a doença?
CB: O interesse no assunto foi no ambulatório do INAMPS/SUS do Centro Previdenciário de Niterói (CPN); em consultório, ministrando aula da Universidade da Terceira Idade da UFF e vivencialmente no caso especial envolvendo o meu esposo Manoel Costal ‘Manolo’, que começou a ter o Mal de Alzheimer na Fase Inicial.
CRP: Onde o livro já foi lançado?
CB: Lançamos na Biblioteca Pública de Niterói, no Rio; no Rotary Clube Maceió-Farol e no Rotary Clube de Maceió e brevemente no Conselho Regional de Psicologia de Alagoas.
CRP: Como pode ser adquirida a obra?
CB: O livro teórico prático informando o que é o Mal de Alzheimer, como acontece e como prevenir, apresenta exercícios práticos para desenvolver os Neurônios. O acabamento é em Capa-dura e Plastificada, contendo 146 páginas. A aquisição da obra é virtualmente, pelo portal www.gentedagente.net/livro-mal-de-alzheimer-o-que-e-como-prevenir ao preço unitário de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). As formas de pagamento podem ser feitas em depósito ou transferência bancária na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
SERVIÇO:
Livro: “Mal de Alzheimer”, O QUE É? COMO PREVENIR?
Autora: Cláudia Maria Carvalho de Bulhões
Páginas: 146
Valor: R$ 35,00
Onde: www.gentedagente.net