Psicólogas mostram Projeto Almofada do Coração que ajuda mulheres com Câncer de Mama

 

O Projeto Almofada do Coração foi descoberto nos Estados Unidos e divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama, do Erlanger Breast Resource Center, em Chattanooga, Tennessee. Janet Kramer Mai, após ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002, sentiu a necessidade de colocar algo para apoiar o braço devido à dor e à dormência que ocorrem no pós-cirúrgico. Após várias tentativas para achar uma maneira de ficar mais confortável, Janet chegou ao formato da almofada do coração, que se encaixa perfeitamente à anatomia local. Verificando o conforto que a Almofada do Coração trouxe, decidiu que faria todo o possível para que cada paciente dela recebesse uma almofada após a cirurgia.

Após o tratamento de Janet, sua amiga dinamarquesa Nancy Fries-Jensen, também enfrentou o câncer e aprovou o uso do acessório. A partir daí, a Almofada do Coração passou a circular em outros países, como Nova Zelândia, Alemanha, Israel, Grécia, Jordânia, Espanha e também no Brasil.

O projeto chegou ao Brasil aproximadamente em 2010, através da Sra. Ondina Almida Posiadlo, membra ativa da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus no Brasil. Em sua visita à Alemanha ela se inspirou e participou do trabalho de um grupo de voluntárias.A experiência deu muito certo e já beneficiou muitas mulheres.Em 2015 a campanha tomou impulso com o Outubro Rosa e em poucos dias ganhou um grupo no facebook “Almofada de Coração – OutubroRosa – 2015” e está se espalhando por todo o país.

Em Maceió, o grupo do Projeto Mais Amor, sob os cuidados das psicólogas Patrícia Rose Teixeira Moreira (CRP-15/1659) e Thaline Barbosa e Silva (CRP-15/1677), estendeu seu trabalho e dedicação ao Projeto “Almofada do Coração” com o objetivo de unir pessoas com o desejo de doar um pouco do seu tempo e do seu amor para as mulheres que estão se recuperando da cirurgia de câncer de mama.

Segue abaixo, o vídeo com o link da entrevista no programa Bem Você, da TV Pajuçara:

http://www.tnh1.com.br/tnh1tv/canal/balanco-geral-al/single/video/projeto-almofada-do-coracao-ajuda-mulheres-com-cancer-de-mama/?cHash=c5c979fa33992bfdc3d0a8b0911c1988

Estas almofadas são confeccionadas com a intuito de ajudar pacientes que se submeteram à mastectomia (cirurgia de retirada da mama) e já está sendo usada por milhares de pacientes. O coração não é apenas bonito,ele tem utilidades terapêuticas,segundo depoimento de uma paciente atendida pelo projeto, “essa pode ser a solução (para as dores) … comecei a usar e acreditem faz uma diferença enorme, além do que nessa fase que estamos passando, todo gesto de carinho como esse nos faz sentir que somos importantes…”

A almofada possui medidas e peso adequados para ajudar no conforto da paciente após o processo cirúrgico, ela foi desenhada para ser colocada embaixo do braço de forma a facilitar seu descanso, aliviando a dor da incisão cirúrgica, reduzindo o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuindo a tensão nos ombros, sustentando o braço da paciente até enquanto dorme,além de poder ser colocada embaixo do cinto de segurança do carro para proteger contra eventuais traumatismos.

Aideia é que a Almofada do Coração esteja à disposição de cada paciente já no hospital e que ela receba logo após a cirurgia.

Como fazer sua almofada:

  1. Separe um tecido 100% algodão;
  2. Lave só com água para retirar a goma;
  3. Faça o molde conforme as instruções, obedecendo as medidas;
  4. Risque pelo lado do avesso posicionando o tecido dobrado direito com direito;
  5. Costure seguindo o risco, lembrando de deixar uma pequena abertura para colocar o enchimento (sempre nas laterais, nunca nas curvas);
  6. Recorte o tecido deixando margem para costura.Dê pique com cuidado no encontro das curvas para que a costura fique boa;
  7. Vire o coração para o lado direito pela abertura que você deixou;
  8. Use exatamente 150g de manta siliconada antialérgica para enchimento;
  9. Feche a abertura com pontos invisíveis;
  10. Não coloque enfeites.

Estão todos convidados a participar do projeto

Qualquer pessoa pode ajudar o projeto doando material ou ainda doando seu tempo para a confecção das almofadas, que pode ser em casa ou através do grupo Projeto Mais Amor.

Se houver alguma dúvida sobre a montagem da almofada, é só entrar em contato como o grupo para obter as informações.

O que você pode doar?

  • Almofada pronta, com os cuidados descritos acima;
  • Tecido 100% algodão;
  • Manta siliconada antialérgica;
  • Saquinho plástico para armazenamento da almofada pronta.

 

Links úteis:

Assista ao vídeo explicativo, aqui você terá detalhes de como fazer a sua Almofada de Coração:
https://www.youtube.com/watch?v=O-snNs20KWg

Se estiver sem molde:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=927758467269729&set=o.1502167743439252&type=1&theater

Outra opção de molde é régua de acrílico. Para solicitar a sua:
http://www.lojaodoartesanato.com.br/gabarito-almofada-de-co…

Dicas de como fazer a almofada:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204541826979891&set=gm.1505580719764621&type=3&theater

Assista a um PAP bem legal:
https://youtu.be/ZKeCj7PBdrU