Comissão de Direitos Humanos

Live sobre “Orientações do Sistema Conselhos para a atuação da Psicologia diante da violência de gênero” nesta terça (09)

O papel da Psicologia na luta pelos direitos das mulheres e no combate às violências de gênero está, cada vez mais, em destaque. Enquanto categoria profissional majoritariamente feminina, é fundamental que a Psicologia se coloque a frente de ações que discutam as desigualdades, violências e desafios enfrentados pelas mulheres, em especial nos contextos de atuação da/o psicóloga/o.
Com o intuito de orientar os profissionais e a sociedade, o Sistema Conselhos vem promovendo debates e construindo normativas sobre a temática. Publicada no ano passado, a Resolução CFP 008/2020 estabelece normas de atuação profissional ante as violências de gênero e evidencia o dever da/o psicóloga/o de acolher e cooperar com ações protetivas à mulher, seja ela cisgênero, transexual ou travesti, e à pessoa com expressões não binárias de gênero, dentre outras, considerados os aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, quando elas tiverem direitos violados. Além disso, a resolução ressalta a importância de não legitimar preconceitos ou estigmas, reforçar estereótipos ou contribuir para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias e violentas.
Neste 8 de março, o CRP-15 destaca a importância de se discutir questões de gênero no contexto social e político atual e de contribuir no enfrentamento às opressões e violências ainda presentes nas vidas das mulheres. Para tanto, também é fundamental que as/os psicólogas/os conheçam as normativas da profissão, bem como acompanhem discussões que envolvam essa temática.
Para tanto, o CRP-15 promove essa live na próxima terça (09) às 17h no instagram desta autarquia com o tema “Orientações do Sistema Conselhos para a atuação da Psicologia diante da violência de gênero”. A conselheira presidente do Conselho, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) e a conselheira, presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-15 e membro do Núcleo Abrapso Alagoas, Tathina Lúcio Braga Neto (CRP-15/3511) vão participar do debate.