Comissão de Direitos Humanos

Dia da Consciência Negra

Olá psicólogas(os) e estudantes de Psicologia.

No dia da Consciência Negra, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), compreende o dia de hoje não só como a data da morte de Zumbi, mas um símbolo de lutas de toda a população negra brasileira.

Implicada na importância do dia 20 de novembro e da necessidade de ações antirracistas, tendo em vista a invisibilização, marginalização e extermínio de pessoas negras no Brasil, como a morte violenta ocorrida ontem do homem negro João Alberto Silveira Freitas, a Comissão convida a categoria a conhecer mais a história do povo negro, assim como suas produções.

Essa atitude é essencial para que nossas práticas estejam engajadas em um compromisso ético de ruptura com o racismo.

Entendemos que as personalidades alagoanas trazidas aqui são representativas, e a biografia que consta é extremamente reduzida diante da magnitude dessas pessoas ilustres, assim como há uma vastidão de produção e contribuição de pessoas negras à sociedade. Por isso, fazemos também a indicação de autoras como: Toni Morrison, Angela Davis, Carolina de Jesus e Conceição Evaristo, dentre outras. E você? Tem alguma obra de autor(a) negra(o) a indicar?

#PraCegoVer Dez cards com imagens de personalidades negras alagoanas que refletem as lutas e o Dia da Consciência Negra. Nas imagens com a logo do CRP-15 estão: Dandara, Zumbi, Tia Marcelina, Zezito de Araujo, Ângela Maria, Helcias Roberto, Maria Socorro França. Vanda Menezes e Lígia Ferreira.