Destaque

Conselheira do CRP-15 participa de live no Dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência

O dia 21 de setembro é marcado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil. Por aqui, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a comunidade acredita que esse número é ainda maior! O que as pesquisas não referem é a quantidade de pessoas com deficiência que sofrem preconceito em nossa população, as barreiras e lutas diárias que essa população e seus familiares sofrem para terem seus direitos atendidos.

Essa data marca a histórica luta das pessoas com deficiência por políticas públicas de inclusão e acessibilidade que garantam efetivamente seus direitos fundamentais e que possibilitem a participação social com dignidade e condições de equidade em relação às demais pessoas, rompendo barreiras sociais.

E nesse dia a Psicologia convoca à luta para o enfrentamento desse fenômeno estrutural excludente, não negando um dos nossos papéis: a luta contra toda forma de opressão.

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) através da conselheira Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa (CRP-15/3115) irá participar de uma live no facebook do Conselho Federal de Psicologia nesta segunda (21) às 10h, junto ao Sistema Conselhos de Psicologia. O Ato Virtual terá como tema “Manifesto por uma Psicologia Anticapacitista – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. A conselheira é ativista na causa das pessoas com deficiência em Alagoas.

Em um movimento que cresce, nossa categoria não pode se esquivar da luta!

#crp15 #cfp #lutaanticapacitista #psicologia #alagoas #21desetembro