Comissão de Direitos Humanos

Conheçam um pouco mais das especificidades das letras que compõem a sigla LGBTQIA+

Nós da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), compreendemos que a nossa atuação envolve atuar em práticas de formação didáticas, que se comprometam a trazer debates e reflexões aprofundadas, mas que permita sempre enfatizar questões mais básicas.

A sigla LGBTQIA+ carrega consigo uma série de significados, principalmente por representar a pluralidade presente na comunidade e a união dessas minorias sociais que, quando juntas, se tornam mais fortes. Para que vocês possam conhecer um pouco mais das especificidades das letras que compõem a sigla, trouxemos esse post!

Para começar, vamos falar da diferença de orientação sexual e identidade de gênero. A orientação sexual refere-se à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, assim como ter relações íntimas e sexuais com essas pessoas. Identidade de gênero é uma experiência interna e individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos e outros) e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos (PRINCÍPIOS, 2006).

E, nas imagens, temos o significado de cada letra da sigla!

REFERÊNCIAS:

REIS, T., org. Manual de Comunicação LGBTI+. 2ª edição. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018.

GLAAD. Media Reference Guide 2016. New York e Los Angeles, 2016. Disponível em: . Acesso em 20 ago. 2017.

ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Manual de Comunicação LGBT. Curitiba: ABGLT, 2010.

OS PRINCÍPIOS de Yogyakarta: Princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. Yogyakarta, Indonésia, 2006.