Comissão de Direitos Humanos

Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Assista ao vídeo

#PraCegoVer Vídeo em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que faz referência à I Conferência Nacional de Saúde Mental. Ele tem fundo laranja e traz diversas perguntas, textos e imagens sobre a saúde mental no Brasil e no Mundo. Trilha Sonora – Minha Sina – Luizinho Gonzaga.

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) apresenta este vídeo alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio – onde traz indagações e textos que remetem a esta data tão importante para a psicologia brasileira. Confiram o vídeo na íntegra.

Como você tem se sentido estando preso em casa?

Você sabia que há uma discussão sobre a volta da internação em hospitais psiquiátricos como prática de saúde mental?

O dia 18 de Maio ficou conhecido como: o dia Nacional da Luta Antimanicomial, que faz referência à I Conferência Nacional de Saúde Mental.

O MOVIMENTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA:

* Teve início no processo de redemocratização do país, na década de 70;
* Baseada no discurso de Franco Basaglia;
* A Luta Antimanicomial é favorável aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

CENÁRIO ATUAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL:

* Precarização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);
* Nota Técnica Nº 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS: Trata-se de mudanças no financiamento das redes de saúde mental e de Álcool e outras drogas;
* Ressurge como uma intenção velada de prestar atendimento a pessoas em sofrimento psíquico pautada no modelo biomédico, semelhante a lógica manicomial;
* Aumento de sofrimento psíquico e com isso a possibilidade de aumento de internação psiquiátrica, devido aos serviços de CAPS estarem reduzidos;
* Pontos cruciais: volta da eletroconvulsoterapia e a permissão de internação de crianças e adolescentes;
* Rompimento com a política de desinstitucionalização;
* Incentivo à hospitalização e ao tratamento desumanizado.

VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS:

A luta antimanicomial tem a intenção de lembrar que todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, portanto, as pessoas em sofrimento psíquico tem o direito a receber cuidado e tratamento sem perder seu direito a vida civil;

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988 e o artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) de 1948, todo ser humano é igual perante a lei e possui direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança pessoal e à propriedade.

O PAPEL DOS PSICÓLOGOS NA LUTA  ANTIMANICOMIAL:

A Comissão de Direitos Humanos do CRP-15/AL, tem como intuito informar e formar profissionalmente a classe de profissionais da psicologia no sentido de estabelecer a importância do respeito à dignidade humana das pessoas em sofrimento psíquico.

Tendo em vista a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS) que vem sofrendo ataques violentos em razão do atual avanço do conservadorismo e da redução de recursos para as políticas públicas sociais, orientamos que a classe se una diante desse desmonte e trabalhe em prol de reforçar a necessidade de desconstrução da lógica manicomial.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
“o psicólogo trabalhará visando a saúde e a qualidade de vida das pessoas”. (CFP, art. II, 2005).

Nesse momento, aparece uma foto da Nise da Silveira, com uma citação da mesma: “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”

Comissão de Direitos Humanos – CRP 15 / IX PLenário (2019-2023).

18/05/2020

Trilha Sonora
Minha sina – Luizinho Gonzaga