Destaque

CRP-15 promove live no facebook sobre “Saúde da População Negra: Estado, Pandemia e Necropolítica”

Ao emergir novas crises econômicas, políticas e sociais, as desigualdades tornam-se mais visíveis, os abismos se afunilam e as relações de poder garantem a manutenção da ordem hegemônica branca, patriarcal e autoritária.

A população negra, como grupo marginalizado, sofre maioria desses ataques, numa afirmação de ordens pós-coloniais, nas quais o Estado se omite e, na verdade, mostra-se como um dos responsáveis, mediante negação de direitos, serviços e políticas públicas efetivas, criando uma lógica Necropolítica, que demarca racialmente suas escolhas sobre quem irá viver, ou quem irá morrer.

Nesse limiar, a pandemia e seus desdobramentos se apresentam como perigo a preservação de vidas negras – economicamente, socialmente e subjetivamente – e a Psicologia mediante o compromisso ético e social, deve imergir nessa realidade com intuito de promover discussões e ações na busca pela transformação de vidas comunitárias e políticas. Pensamos ainda nos desdobramentos da crise sanitária.

Com isso, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), através do debate on-line “Saúde da População Negra: Estado, Pandemia e Necropolítica”, buscará integralizar esses diálogos, propondo reflexões e horizontes. O debate acontecerá através do Facebook, dia 27/05, às 19h.

A mediadora desse debate será a presidente do CRP-15, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558). Os participantes serão: Leonardo Aguiar (CRP-15/4605), mestre em Psicologia pela UFAL, graduado em Psicologia pela UNIT/AL, psicólogo clínico e social, pesquisador das questões de processos de urbanização e modos de subjetivação, bem como dos impactos do racismo no sofrimento psíquico e a Gilvaneide José dos Santos (CRP-15/3910), psicoterapeuta, membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-15, membra do Comitê Int. de Acomp. Mon. da Política Nac. da Pop. em Situação de Rua e membra do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Não percam! 😁