Destaque

Recomendações do CRP-15 às(aos) psicólogas(os) quanto ao uso da plataforma zoom

Com a atual situação de pandemia do coronavírus (COVID-19) e a necessidade de isolamento social, houve um aumento considerável de psicólogas(os) que buscam tecnologias para a prestação de serviços psicológicos remotamente. A Resolução CFP 11/2018 regulamenta essa modalidade de atendimento e a Resolução CRP-15 003/2019 também dispõe sobre o cadastramento de psicólogos que desejam prestar esse tipo de serviço. Recentemente, foi publicada a Resolução CFP 004/2020, que trata do atendimento via TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação) durante a pandemia.

Verificou-se que a plataforma Zoom, utilizada para videochamadas, é bastante popular entre os profissionais que prestam serviços remotamente. Em notícias veiculadas pela mídia e inclusive em comunicado no site oficial da empresa no dia 01/04/2020, foram reconhecidas fragilidades de privacidade e segurança na plataforma. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inclusive, anunciou o bloqueio do Zoom nos computadores da agência devido a possíveis falhas de segurança graves na ferramenta, que permitiriam o acesso não autorizado à câmera e ao microfone de usuários quando exploradas por hackers. A própria plataforma destacou que houve enorme crescimento no número de acessos diários, que passou de 10 milhões para 200 milhões em março deste ano, também indicando que medidas estão sendo tomadas para corrigir os problemas identificados.

Considerando o Código de Ética, é dever da(o) psicóloga(o): respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional (Art. 9º); e prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza do serviço (Art. 1º, c).

Desta forma, compreendendo a responsabilidade da(o) profissional de psicologia de proteger a privacidade dos atendimentos e zelar pela confidencialidade dos serviços prestados, o CRP-15 recomenda que evitem o uso da plataforma Zoom enquanto persistirem as vulnerabilidades de segurança identificadas. Por fim, salienta-se que as(os) profissionais devem permanecer atentos quanto aos cuidados necessários para a adequada prestação de serviços psicológicos mediados por tecnologias.