A Comissão de Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (PSINAED – CRP-15) participou de 29 a 22 de março do I Encontro de Psicologia Escolar e Educacional da Paraíba, realizado na cidade de João Pessoa. O evento teve como tema “Desafios e práticas contemporâneas” e contou com a presença de expoentes da psicologia escolar e educacional brasileira, como a professora Dra. Raquel Guzzo, atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEEP), a professora Dra. Claisy Marinho Araújo, representante da PSINAED CRP-01, Distrito Federal, a Professora Dra. Virgínia Dazzani, da Universidade Federal da Bahia – UFBA e a professora Dra. Vera Lucia Trevisan de Souza, da PUC – Campinas.
O objetivo do encontro foi discutir e analisar criticamente a pesquisa e a prática da Psicologia na relação com a Educação. Nesse sentido, o evento proporcionou importantes debates e reflexões acerca do fazer da(o) psicóloga(o) escolar educacional, além de fomentar lutas conjuntas pela inserção profissional nas políticas públicas de Educação no Brasil e na Região Nordeste. A comissão alagoana contou com seis profissionais e dois estudantes e recebeu um importante apoio do CRP, conforme destaca o presidente da PSINAED CRP-15, Everton Fabrício Calado (CRP-15/2780). Segundo ele, o Conselho foi muito sensível quanto à importância desse momento. “A tarefa da Psicologia de trocar aprendizagens e tecer redes nesse campo tem sido cada vez mais uma demanda da categoria, a qual reconhece a escola como um lugar legítimo e necessário de nossa profissão”, disse.
Um destaque do evento foi a presença do vereador por Maceió Siderlane Mendonça (PATRIOTA), que recentemente lançou o Projeto de Lei “Psicólogo Escolar” que autoriza a Prefeitura Municipal de Maceió e as instituições de Educação Básica mantidas pela iniciativa privada a contratarem profissionais da área de Psicologia para atuarem nas escolas. O vereador, juntamente com a comissão, pode aprofundar e articular conhecimentos e contatos com importantes profissionais da área da Paraíba e de outros lugares do Brasil, em prol da busca da inserção legal das(as) psicólogas(os) na escola em Maceió. Como o município de João Pessoa é pioneiro nesse tipo de legislação, Mendonça convidou pesquisadores da cidade para uma futura audiência pública em Maceió onde será discutido o ingresso do psicólogo escolar na rede municipal de ensino.
Confira a lista dos trabalhos apresentados por integrantes da PSINAED CRP-15 elencados abaixo:
1. A mediação da literatura infantil no processo ensino-aprendizagem de leitura e escrita, autora Leilane Silva Ferreira (CRP 15/4159);
2. Cuidando de quem cuidará: Serviço de Psicologia aos discentes da faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), autores Lillian Nathalie Oliveira da Silva (CRP-15/3604) e Everton Fabrício Calado (CRP-15/2780);
3. Os desafios e contribuições do psicólogo escolar/educacional na educação de jovens e adultos em alunos com deficiência, autor Danrley Tenório da Costa (CRP-15/4159);
4. A escola e seu papel na continuação da formação acadêmica e profissional: um relato de experiência, autoras Stheffanny da Conceição Antão e Fernanda Silveira de Souza, aluna dos curso de Psicologia da UFAL, sendo este último trabalho premiado com excelência acadêmica.
O Prof. Dr. Lucas Pereira da Silva (UFAL), que também é membro da PSINAED CRP-15, acompanhou a comitiva de sua instituição e foi um dos debatedores da mesa redonda “Psicologia Escolar e o ensino superior”.